Cirurgia de Artrodese lombar: Compartilhando minha experiência


Tempo de leitura: 6 minutos

Oi turma!!

Tudo bem?

Pois, aqui tudo.. Como alguns já sabem, me submeti, a exatamente um mês, a uma cirurgia de artrodese lombar, uma cirurgia que consiste em fundir vértebras com uso de vergalhões e parafusos, falando de maneira simplificada. Resolvi escrever esse artigo pra compartilhar minha experiência como um modo de juntar minha informação com as múltiplas que se pode encontrar na net e que são, como já sabemos, das mais variadas.

A experiência com essa cirurgia pode ser diversa, e o grande problema consiste em que muitos que estão realmente ruins jogam sua esperança de melhora toda em cima da cirurgia, ou mesmo uns que não estão efetivamente ruins fazem a cirurgia sem ainda não ser realmente necessário e tem, claro, com isso, a piora da dor.

Como sabemos, artrodese, na medicina, significa fusão, ou seja: Fusão óssea de uma articulação. Contudo, a referida articulação, com a artrodese, deixa de existir. Isso pode ser um dado bastante relevante quando se pensa em fazer uma artrodese, especialmente na coluna. Simplesmente por que a mobilidade vai diminuir, e possivelmente vai haver dor se essa mobilidade for tentada (Nos primeiros tempos), como eu mesmo pude confirmar durante minha experiência com essa cirurgia.

Para compartilhar minha experiência de uma forma passo a passo, então, vou começar por alguns fatos que vieram antes dessa cirurgia:

Em 2009, após diversos problemas e diminuição grave da mobilidade na perna esquerda, e, claro, muita dor, fui submetido a uma cirurgia de hérnia de disco, com o DR. João Ivan Lopes, em Pelotas. Ainda antes dessa cirurgia ele me falou que estava tendo disgaste no disco entre l5 e s1 e que, mais cedo ou mais tarde, eu teria de operar provavelmente pra fazer uma cirurgia que iria “fundir” essas vértebras diminuindo, com isso, a dor. Até chegou a levantar a questão de fazer junto já essa cirurgia mas eu não quis.

Após a cirurgia ele me pediu o exame de densitometria óssea, por que achou meus ossos fracos demais para minha idade. Feito então o exame descobriu-se osteoporose grande na coluna, e também perda no quadril e fêmur. Estava ali, claro, uma das prováveis causas do problema. Com o tempo, claro, somamos a ela algumas outras.

Feita então a cirurgia de hérnia, tive uma recuperação boa e sem grandes problemas. Por 2 anos tive tranquilo, até que em 2011 voltei a sentir dor, de forma leve. Após um exame de rotina o médico em questão falou que eu havia perdido, já, mais ou menos 30% do disco. Voltamos à questão da artrodese, que, mais cedo ou mais tarde eu teria de fazer e estava chegando a hora, aparentemente.

Contudo, consegui prorrogar até fim de 2012, quando voltei a sentir, de fato, dores fortes não só na coluna como nas pernas, especialmente esquerda. Então voltei ao DR. João Ivan, e decidimos que, de fato, já estava na hora de tentar a artrodese, por que a tendência, doravante, era somente piorar e não melhorar.

Fiz então a cirurgia, no dia 19/1/2013. Confesso que estava deveras nervoso, especialmente por que, como costumo fazer, busquei na internet informações sobre essa cirurgia e elas eram tão diversas que não havia um parâmetro onde eu pudesse me fixar. Teve alguns dizendo que tiveram um resultado ótimo já desde os primeiros dias; Outros dizendo que os primeiros meses foram uma tortura mas depois melhoraram, outros dizendo que ficaram na mesma, e claro, alguns dizendo mesmo que fizeram a cirurgia e se arrependeram! Como não ficar nervoso numa situação dessas?

Contudo, como quase sempre acontece, me armei de coragem (Que eu nem sei de onde tirei tendo em conta as mais diversas referências), e fui lá e fiz a cirurgia.

Como descrever o pós operatório? Não foi jamais um mar de rosas, mas também não tão horrível quanto poderia ter sido. Eu não sabia que iria ter de colocar sonda na urina: Que coisa chata e desagradável aquilo! E pra tirar então: Não dói, mas arde e incomoda pra caramba… Mas, resumindo a questão: No primeiro dia tive abaixo de morfina e dolantina, e devo dizer que sempre que passava um pouco dos efeitos desses remédios a reação que vinha (Me refiro à dor) não era nada interessante. Soma-se a isso a questão chata e desconfortável de não poder se virar na cama, tendo de ficar de barriga pra cima (Posição na qual eu literalmente nunca consigo dormir). O DR. João Ivan tinha deixado prescrito um medicamento pra me auxiliar no sono se eu pedisse, o qual eu não pedi por que tenho apineia, e pensei: Apineia+remédio pra dormir+barriga pra cima= Uma combinação não muito recomendável… Então, preferi o cansaço e o atraso no sono. Felizmente no outro dia de manhã quando o DR. João Ivan foi me fazer o curativo já autorizou que eu virasse de lado, o que, claro, me botou pra dormir tranquilamente por muitas horas e de forma natural e sem riscos.

Devo dizer que, tanto naquele dia quanto nos primeiros (Especialmente primeira semana), coisas simples como por exemplo se virar na cama se tornam um pouco mais complicadas e se não fossem feitas com apoio dos braços, por exemplo, dói, e o suficiente pra desanimar um pouco. Contudo, nada tem a ver, mesmo nesse estado crítico de pós operatório, com a dor de antes da cirurgia.

Já no terceiro dia, (Dia 21), de tarde, me levantei da cama, não sem algum esforço e também não vou dizer que sem dor, mas o fiz. Já deu até pra tomar um mate com a mãe e a namorada e fiquei mais ou menos uma hora entre de pé e sentado.

Depois, claro, voltei prà cama e só voltei a levantar no outro dia, pra ir pra casa. Devo dizer, que nesse referido dia quase não levantei, por causa da dor, mas no fim consegui, e então pude sair do hospital.

Fiquei os primeiros 4 dias na casa da mãe da minha namorada e então depois fomos pra nossa casa. Mas já no dia seguinte (dia 23) já pude dar algumas caminhadas e ajudar minha mãe a resolver uns problemas computadorísticos, embora tenha quase tido eu um problema por exagerar com o tempo de pé e etc.. Mas tudo bem. Após a primeira semana eu já conseguia ficar bem mais tempo sentado ou de pé, e na segunda semana, tirei os pontos. E devo dizer que essa parte também é bem desagradável: Como levar 22 picadas de agulha duma vez só, uma atrás da outra.. Mas tudo bem: Feita a retirada dos pontos até aproveitei, com alguns cuidados, pra dar uns passeios no centro com a mãe e a Denise. Já voltei pra casa de ônibus e procurei, desde então, agir o mais normal possível, retornando, dentro do permitido, à minhas atividades normais. Hoje estou quase completamente sem dor, (Exceto se faço algum esforço maior), e quase me arrependi de ter cancelado o semestre na facul. Só não estou “completamente” arrependido por que ainda, se cometo algum exagero, tenho um pouco de dor.. Mas não é nada que mesmo um paracetamol 750 e um pouco de repouso não resolvam.

Então, resumindo, o que tenho a dizer sobre essa cirurgia? Nos primeiros dias tu te arrepende, e quase xinga a mãe do cara que inventou ela, mas eu, no meu caso, pelo menos até agora estou tendo uma recuperação excelente, o que fez valer apena o sacrifício. Contudo, relatos como o meu e alguns outros que li, de uma recuperação excelente, são poucos; E deixo um recado à aqueles que estão pensando em fazer essa cirurgia: Pense bem, e avalie bem com seu médico se a possibilidade de melhora é suficiente pra valer o sacrifício do operatório/pós operatório, e mesmo os riscos que nessa (Bem como em qualquer cirurgia que envolve implantes) tem. Feito isso, se achar que vale apena realmente e se você verdadeiramente sente dor a ponto de achar que vale o risco, opere, e, claro, espero que tenha a mesma sorte que eu, e que pegue um bom médico e uma boa equipe pra lhe operar e cuidar do pós operatório. Feito isso, e dado o meu depoimento e recado, deixo a vocês dois links pra olharem, não só pra entenderem o que vai acontecer se fizerem essa cirurgia, como pra não decidirem entrar nessa levianamente:
Vídeo: Mostrando uma cirurgia de artrodese lombar: http://www.youtube.com/watch?v=5SqonUeHS-8
Artigo sobre artrodese lombar no site Dores crônicas: http://dorescronicas.com.br/cirurgia-de-artrodese-lombar-o-que-fazer/

Devo dizer que depois que li esse artigo fiquei um pouco assustado e quase desisti da cirurgia (Isso foi um dia antes de internar); Mas o que o autor do artigo fala é mais ou menos o que estou falando de forma resumida: Não entrem nessa levianamente. A cirurgia pode ser muito positiva, mas deve-se avaliar se realmente é necessário fazer. Eu mesmo não resolvi todos os meus problemas com ela: Ainda tenho dor nas costas, provocada por um problema na região dorsal, mas receio ainda não valer apena operar nesse caso e também não é algo que não se possa suportar.

Termino esse artigo agradecendo às pessoas que doaram sangue para eu poder fazer a cirurgia, bem como a aquelas que ajudaram a divulgar no facebook/twitter. Em apenas 2 dias conseguimos os 5 doadores que eu precisava!!

E, agora, fico por aqui esperando que todos que leiam esse artigo tenham a mesma sorte que estou tendo e que meu depoimento, somado ao material que postei junto com ele, sirvam também de acréscimo às orientações que muitos que vão fazer essa cirurgia ainda precisam.

Leiam bastante, pensem bastante e avaliem bem com o médico.. Feito isso, boa sorte e bola pra frente!!!
Um abraço
Fernando

Please follow and like us:
Pin Share

471 respostas para “Cirurgia de Artrodese lombar: Compartilhando minha experiência”

  1. @MARCELO

    AMIGO BOA TARDE

    ESTOU NA EMINENCIA DE FAZER UMA CIRURGIA PARA RESOLVER PROBLEMA D DUAS HERNIAS DE DISCO L5; L6 MAS , COMO TODOS VOCES COM MUITO MEDO.
    POR ISSO TENHO PESQUISADO TUDO QUE POSSO E GOSTARIA MUITO QUE ME DISSESSE QUAL O MEDICO QUE LHE OPEROU PARA QUE EU POSSA TER MAIS REFERENCIAS MÉDICAS.
    OBRIGADO
    Sora – donnasora@gmail.com

  2. @Jaíndia
    Gente, gostaria de colocar aqui minha opinião. Fiz cirurgia em dez. 2006, ou seja há dez anos, e, de lá para cá, só vivo com dores, muito mais do que antes da cirurgia. Para piorar o médico que me operou, não me deu nenhum suporte após a cirurgia. Fui tratada como se fosse um lixo por ele, descartável. Ganhou o dinheiro, eu não servia mais para nada. Com 3 meses e sentindo dores horríveis retornei para solicitar Codatem e ele simplesmente, olhou para minha cara e disse: D. Zilda, há dores e dores e não receitou nenhum medicamento. Ele colocou 6 parafusos pediculares e hoje outra vértebra escorregou e vou procurar outro médico especialista, mas com a consciência de que jamais operarei outra vez. Cada caso, é um caso. Mas comigo me arrependi muito em ter feito. Não sei se, caso não tivesse feito, estaria pior; porém, pior para mim, significa ficar paralítica; porque dores, não podem existir piores do que a que sinto. E sou muito resistente à dor. Meu E-mail é: zilda40maria38@hotmail.com

  3. fiz uma artrodese de lombar L4 L5 S1 , HA 3 ANOS E MEIO ,,E CONFESSO QUE SE PUDESSE NAO TERIA FEITO,,PIIS AS DORES SAO CONSTANTES… E QDO ANDO PARECE QUE A CADA PASSO FICA MENOR MINHA COLUNA,,TO DESESPERADA E O MEDICO DIZ Q NAO TENHO NADA

  4. 7 meses pós-cirúrgia de uma artrodese na L5 e S1. Até agora não vi nenhum resultado bom. Sinto muita dor e ainda não voltei as minhas atividades normais. Isso tudo me entristece.

  5. Olá turma!
    Já escrevi uma vez aqui relatando o meu caso. E sempre q posso, retorno aqui e leio o comentário de cada um. Tudo que sei gente é que não é fácil, penso que é muito importante essa troca de opiniões,o apoio, as amizades que por aqui já fiz. Conforta saber que estamos no caminho certo e se não estamos “ainda” alguém nos orientará. O procedimento cirúrgico q fiz nem se compara com o relato de muitos aqui. Mas no final temos algo em comum que é igual para todos nós. A dor. Como lidar com isso? O que fazer? Onde ir? Sim, quase enlouquecemos de chorar e suplicar a Deus e anjos que reduza o sofrimento.
    Penso naqueles que estão se preparando para entrar em cirurgia, assim como a Jaíndia, que está tomada pelo medo. E Jaínda, tens sim todo o direito de ter medo! Não há ser humano que não sinta medo mediante qualquer procedimento cirúrgico. Procure médicos já com grande experiência na área e consulte também Neurocirurgioes.Vai com fé! E pensa q é para teu bem.
    Há também inúmeros relatos de guerreiros que fizeram a cirurgia e ainda estão na luta para recuperação. Lembro de ter lido o caso do Emerson Schimid (desculpa não lembro escrita), pois então, o Emersom tem um situação muito similar a minha. Com a diferença que fiz a cirurgia 3 meses antes. Já tenho 1ano e dois meses de pos cirúrgico. E agora que sinto que minhas dores musculares (adquiriras pelo trauma cirúrgico q sofri),agora que meu corpo está respondendo positivamente, passos curtos, mas ouço que devagar se vai longe, então, sigo essa linha. Um dia de cada vez. Não force seu corpo, a mente e o corpo precisam estar preparados, e quando isso acontece, você começa a melhorar, mesmo que seja devagar. Deixo meu e-mail, caso queiram conversar e trocarmos experiências. Grande abraços a todos. Fiquem com Deus. taisbarreto@hotmail.com

  6. Olá pessoal,
    A exatamente um ano atras, eu entrei nessa pagina para ver os depoimentos de pessoas que haviam feito a ARTRODESE LOMBAR, e muitos comentarios ajudaram e outros me deixaram meio assustada, rsrs. Na verdade meu marido foi submetido a essa cirurgia e eu pesquisava muito sobre como era, tempo de recuperação, os cuidados e etc. Então vou deixar aqui meu depoimento como alguem que acompanhou cada detalhe desse processo.

    No dia 14/08/2015 meu marido (26 anos – marceneiro a 6 anos) fez a cirurgia de artrodese lombar na L4,L5,S1 (total 8 parafusos, hastes e 3 implantes) pelo fato de estar com 3 hernias de disco (protusao, extrusao e degeneração).
    Ficamos 5 dias no hospital, ele tinha muitas dores pos-cirurgico, ficou a base de morfina na parte da noite pra poder dormir.
    No segundo dia apos a cirurgia (ainda no hospital) o médico solicitou que ele levantasse para tomar banho. Foi bem dificil, pois tinha muita nausea e tbm nao sentia segurança nas pernas.
    No quarto e quinto dia, ele andou pelos corredores do hospital por solicitação médica. No mesmo dia ganhou alta.

    Em casa, ficamos na minha sogra por 30 dias, pois ela nao trabalhava entao cuidava dele durante o dia, e eu a noite.
    Confesso que ele tinha muitas dores, durante duas semanas depois da cirurgia.
    15 dias depois ele foi tirar os pontos (22 pontos), o medico fez um raio X, e estava tudo em perfeito estado. A recomendação foi: caminhadas leves durante o dia, nao ficar muito tempo deitado, nao levantar peso, e sempre sair com o colete. Quanto mais cuidados, mais rapido a calcificação dos ossos.

    Resumindo: Passado 2, 3, 4 meses de cirurgia, ele nao tinha mais nenhuma dor e entao começou as fisioterapias. E cada vez melhorando.
    Com 6 meses de cirurgia (terminado o afastamento no inss) ele conseguiu um trabalho em um escritorio onde poderia trabalhar sentado e ai foi só alegria.

    Hoje, estamos a 1 ano de cirurgia e o que posso dizer é que ele nasceu de novo, nunca mais teve dores, consegue se movimentar normalmente, anda de bicicleta, faz caminhada e trabalha normal e feliz 🙂
    Claro que, como ele diz, a lombar está travada como se fosse um bloco de ferro, mas a dor que tinha nunca mais sentiu.

    Agradecer muito a Deus por tantas bençãos e por ter nos dado paz em dar inicio a essa cirurgia, graças a Deus meu marido está perfeito como nunca esteve.
    E ao medico que se dedicou muito pra que tudo ocorresse bem.
    Digo a voces, eu nao fiz a ciruriga mas acompanhei tudo de mto perto! Voce que pensa em fazer, coloque nas maos de Deus, siga sempre os conselhos do medico, cada dia tem seu dia de recuperação. Obedeça as recomendações e tudo dará certo.

    Deus abençoe todos voces! 🙂

  7. Fiz sete cirurgias lombares começou com várias hérnia depois fixações tive muitas dores. Nunca mais tive a msm mobilidade que tinha sintomuitas dores sempre .tenho que tomar tramal.flanax.toragestic. vários remédios pra dor .enfim tive que ja acostumar em não ficar muito tempo deitada ou sentada e de pé por muito tempo impossível tem que ir revezando as posições. .operei pela oitava vez de estrangulamento de medula na torastica e agora estou tendo muitas dores na cervical enfim infelizmente a gente fica meio travada mais tem que continuar.

  8. Gostaria de Compartilhar minha experiência tbem!! Fiz a cirurgia no Hospital Sarah em Brasília, com o Dr. Elias Paulo, neurocirurgião, que me devolveu a vida!! Digo isso pq estou feliz demais!! Com 3 dias de cirurgia já tomava banho sozinha e vestia minha roupa sozinha! Andava pelo corredor da enfermaria, não acreditando no que estava acontecendo comigo!! Fui abençoada, só pode! Pq não é possível encontrar palavras para descrever minha felicidade!! Não sinto nada, nada mesmo!! As vz coloco a mão nas costas pra ver se realmente fiz essa cirurgia!! Nem dipirona eu tomo, pq não sinto dor alguma!! Estou caminhando de manhã e a tarde, pq ainda é só o que posso fazer, além dos movimentos diários, como cruzar pernas, amarrar sapatos, colocar meias, cozinhar, varrer casa, até pescando eu já estou!!! kkkk Feliz da vida e não sei como agradecer tudo de bom que essa cirurgia trouxe pra mim!! Minha recuperação está 1000, nem 100 não é!! E hj fazem exatos 28 dias !!! Estou fazendo tudo normalmente!!! Valeuuuuu Apaixonada pelos meus parafusinhos!! São 6, duas hastes, 2 cages e um cimento ósseo!! Fantástico!!!

  9. Muito legal esse blog Fernando, parabéns!!! Meu relato: Hoje é dia 22 de agosto 2016 e há quase 20 dias fiz uma cirurgia para a retirada de uma hérnia lombar L5-S1, que comprimia meu nervo contra o osso… mas acreditem, o médico me abriu e não tirou minha hérnia, apenas serrou o osso (laminectomia), e segundo ele, só de ter liberado espaço por tirar o osso já aliviou muito o nervo, pois disse q minha hérnia era muito pequena e n quis mexer p ver como eu ficaria seó de tr tirado o osso, mas n reoslveu nada, continuo com os mesmos sintomas… Deitado ou sentado n sinto dor NENHUNMA, mas basta levantar que dói e e seu insistir em ficar em pé começa doer bastatante, n consigo ficar mais q 3-4 mins em pé… bem provável q eu tenha q operar novamente… O médico disse que da p fazer a discectomia (tirar apenas a hérnia e até parte do disco) ou a artrodese que já tira tudo, resolve de vez e estabilza a coluna com os parafusos, pois disse que a instabilidade também gera problemas e tirando parte do disco sem fixar (artrodese), apenas aumenta essa instabilidade… Estou na dúvida mas acho q vou preferir a artrodese mesmo…já q é p fazer vamos fazer direito e resolver, já operei uma vez e n resolveu, n quero operar a segunda em certeza de resolver novamente… eu tinha medo da artrodese assim como a maioria, devido a “por parafusos, limitações e etc”, mas vejo muitos relatos positivos q me deixaram confiantes…pssoas q estão 1005 e inclusive aquelas q praticavam esportes e voltaram a praticar, pois eu tb pratico musculação e jogo futebol, e queria continuar praticando ambas…. Qt as limitaçoes vejo nos reslatos positivos que são mínimas e quase imperceptíveis e que pouco interferem no nosso dia a dia, certo? E qt ao meu medo, o médico disse q cada caso é um caso, tem gente q tem várias hérnias entre outros problemas na coluna, que tem q artrodesar vários níveis, vários procedimentos e esses estão mais sujeitos a n resolver… No meu caso minha coluna é perfeita, tenho apenas uma única hérniazinha chata na lombar, ele disse q meu caso é mais tranquilo, tira ela, tira o disco, fixa, estabiliza e resolve…. Vou confiar nele e vou atualizando aqui!!! Valeuuu

  10. Caro Fernando, parabéns pelo seu blog. Fiz a cirurgia de artrodese a cerca de 3 meses e graças a Deus tudo está correndo bem. Ainda estou de licença médica e fazendo fisioterapia e hidroterapia
    . Operei L4L5
    Não sinto dor, mas a perna esquerda ainda está um pouco atrofiada e o pé um pouco penso, porque demorei a
    a cirurgia, pois tive que entrar na justiça, para fazer uma menos invasiva. O médico que me operou foi ótimo. Abraço a todos que estão nesta mesma luta
    Boa sorte!

  11. Olá, tenho 63 anos, sou portuguesa e fiz 2 artrodeses, uma em 2009 outra em 2011,tendo sido cirurgias de 10 h cada. Na primeira vez colocaram parafusos e astes em toda a lombar e ilíacos, mas como o motivo era escoliose muito acentuada fiquei inclinada para a frente, pelo que tive nova operação em 2011 para colocar mais parafusos, desta vez até perto da cervical. Ao todo são mais de 20 de 6,5 cm e uns tantos suportes Há poucos meses atrás por razões desconhecidas, parti uma das astes (suportes), fazendo um som audível até para as pessoas que estavam perto de mim. Fiquei bastante mal e sem me mexer, mas de momento que estou ainda à espera da cirurgia de rectificação, pouco me incomoda, apenas ouço uns ruídos em algumas posições e sinto-me novamente inclinada. Espero no dia 16 que tudo fique solucionado, mas fico com receio que volte a acontecer, pois perdi um pouco a confiança … As melhoras a todos

  12. Oi Fernando. Me desculpe eu tar mexendo nesse tópico passado tanto tempo mas eu tenho uma dúvida que fica sempre na minha cabeça. Você falou que depois da cirurgia você teve de permanecer de barriga para cima, isso não faz doer a zona que foi intervencionada? Nao fica em contacto com o colchão? E quanto tempo depois da cirurgia tirou a sonda da urina? Você se arrepende hoje em dia de ter operado? Curioso como expondo uma dúvida surgem outras mil.. ja vou agradecemdo a sua resposta e atenção. Espero que se encontre bem 🙂

  13. Boa noite!
    Entao pessoal nao posso dizer o mesmo,passei por uma artrodese lombar .
    E nao estou tendo melhoras medico que me operou me deixou com ,sequelas.
    Fis em 29/10/2014.nao urino mais sem sonda nao abaixo,nao consigo pega um saco de arroz,ontem descobri que estou com uma fratura no parafuso da l4 lado E ,tenho muitas dores.fico feliz de sabe que voces estao bem.

  14. Bom dia a todos!!! Comecei sentir muitas dores nas minhas costas e pernas esquerda já corri para o medico do meu esposo Dr PAULO ,pois meu esposo em agosto do ano passado 2015 passou pelo procedimento tirou a hernia e estava com desgaste na l4 el5 colocou 6 parafusos sua recuperação foi otima não teve mais dores isso pq ele pesa 125 kg . Então quando senti dores fui logo saber oque era , bom eu já estava com desgaste e hernia de disco tb fiz a cirurgia em 29/08/2016 , coloquei 4 parafusos porem descobriram que tenho osteoporose , minha recuperação esta sendo bem difícil tenho muitas dores , estou usando um colete chamado puti baixo , só tiro para dormir mas dores na perna esquerda estão insuportável , estou com muito medo de ter que fazer novamente outra cirurgia . boa sorte a todos.

  15. Olá,pessoal! Vou compartilhar com vocês minha experiência com a cirurgia de artrodese porque esta cirurgia nos deixa muito inseguros ao decidir por ela e ao mesmo tempo,temos de criar uma coragem para enfrentá-la ,pois as dores acabam sendo insuportáveis.
    Tenho 62 anos e desde os 30 anos frequento academia fazendo os mais diversos exercícios aeróbicos,musculação,alongamento e danças e nunca tive uma dor na coluna exceto alguns problemas com ciático.No início deste ano tive uma dor na panturrilha andando normalmente na rua,que tive que entrar numa loja para sentar porque não conseguia andar.Esta dor aparecia eventualmente mas me deixava preocupada,até que em abril procurei um ortopedista que pediu uma ressonância e falou que eu deveria parar com exercícios de impacto e com uso de pesos.Levei a ressonância a um neurocirurgião que me deu o diagnóstico de artrodese,ou melhor,uma cirurgia na coluna.Fiquei apavorada e continuei na minha vida normal ,ou melhor,tentei,mas as dores nas pernas(agora eram as 2)quando eu caminhava me travava e eu só conseguia andar depois que sentava um pouco.Aí comecei a procurar outros profissionais porque eu queria tentar tratamento alternativos e então,encontrei um neuro que me indicou RPG,Fisioterapia e acupuntura.Na 1ª série tive um ótimo resultado mas depois voltou tudo.Bem,em setembro voltei ao neuro porque decidi pela operação e então,meu estado já estava bem pior;tinha uma estenose causada por um deslocamento de vértebra.Em 22/10/2016 fiz a espondilolistese em L3-L4 e L4-L5 com 2 hastes-barra,6 parafusos,2 cages com Dr.Leopoldo Morais no Rio de Janeiro.Foram 10 horas de cirurgia e os primeiros dias são incômodos mas nada de não aguentar;fiquei 3 dias no CTI porque tive um pouco de anemia e 4 dias no quarto tendo caminhado no 4º dia mas como tive muita tonteira só tive alta depois que melhorei.Estou completando 1 mês e não sinto dor nenhuma mas ainda cumpro repouso e uso um colete quando não estou deitada.Dr.Leopoldo é um cirurgião hiper-competente e também muito cuidadoso e exigente quanto a recuperação.Ele fala do “protocolo”desta cirurgia que para ser bem sucedida necessita de repouso ou seja “silêncio mecânico” para que os implantes metálicos incorporem ao osso.Assim,ainda tenho mais 1 mês de médio repouso e só depois de 1 ano o resultado é sentido totalmente.Nem sei quando volto a fazer exercícios mas andar sem dor e confiante é muito bom.Procurar um neurocirurgião competente é o primeiro passo para uma cirurgia de coluna.Aliás,lembrem que cirurgia de coluna NÃO se faz com ortopedista.Boa sorte!

  16. Bom dia amigo,foi muito ler teu blog, sanar dúvidas e compartilhar tua Experiência. Eu Acabo de fazer a cirurgia de artrodose a 4 dias. Desde a primeira Noite já comecei a chamar as dores de insanas e só resistindo com tramal, o que já me parece não ajudar muito pois já o uso a mais de um ano em várias ocasiões de travamento, mas desde o primeiro dia reclamei da dor na perna e o médico disse chama de dor muscular, mas hj acordei travada de novo, essa maldita perna esquerda, hj já não é mais insana mas insuportável Essa maldita dor agora perdi a esperança, imaginei q sofreria tudo isso mas não mais travaria hj já sinto como se todo esse sofrimento tenha sido em vão obrigado a todos que tentaram trazer otimismo a essa péssima experiência. Teresinha w

  17. Gostaria de compartilhar com vcs a minha recente experiência com a cirurgia de artrodese lombar. Por cerca de três anos convivi com dores na região lombar, mas que se resolvia com um paracetamol. Neste ano de 2016 as dores se agravaram irradiando para a perna esquerda, principalmente pq tinha uma vida esportiva ativa. Procurei um especialista, que após analisar a tomografia me indicou a ARTRODESE. Tentei por algum tempo tratamentos alternativos (conservadores) com fisioterapia e pilates, porém, as coisas pioraram e eu comecei a travar pelo mesmo duas vezes ao dia, não aguentando dar um passo sequer. Então criei coragem e fiz a cirurgia de ARTRODESE no dia 04/11/2016. Nas primeiras 24hs. pós cirurgia, as dores foram insuportáveis, no entanto, no terceiro dia eu já estava em casa e caminhando. No dia 28 de novembro comecei a fisioterapia e me sinto bem melhor, mas ainda tenho dores, não como aquelas que eu sentia, mas dores que me incomodam. No próximo dia 04 completa um mês de cirurgia e ainda confio em um total sucesso, pois segundo o médico essas dores são normais, tendo em vista que a citada cirurgia não é simples. Mas aviso aqueles que pretendem fazer a ARTRODESE, o pós cirúrgico foi extremamente pesado, então vale a pena ponderar se ela realmente é necessária. Para qualquer dúvida estou à disposição…edersongs91@gmail.com

  18. Olá, Fernando, fiz minha artrodese a 4 meses e 13 dias! Foi uma cirurgia difícil, pois minha listese estava num grau muito elevado e foram 14 horas de cirurgia, para descompressão da raiz do nervo! Foram colocados 6 parafusos, duas hastes, 2 cages e um enxerto ósseo! Saí do hospital com 5 dias, andando bem, mas com algumas dorzinhas… normal ! Tenho feito caminhada desde então! A 2 meses o médico do Sarah me liberou para Hidroginástica pela minha evolução na recuperação! Não sinto dores o que me possibilita fazer muitas coisas. De 1 mês pra cá venho sentindo um pouco de dor, algumas fisgadas e caimbras! O médico pediu uma tomografia e RX, pra ver como anda minha coluna! Ele disse que é pouco tempo para recuperar um nervo que estava tão prejudicado e que o enxerto e a musculatura ainda não teriam cicatrizado. Enfim, disse tbem que vou ter que conviver com algumas limitações e que vez ou outra vou precisar dar um tempo pra coluna… repouso! Pq mesmo sendo uma cirurgia de grande sucesso, sempre há limitações! Uma coisa que observei… as pessoas que lutam contra as dores e levantam, se recuperam melhor! Eu fiz isso, estou bem, mesmo com essas limitações e alguns detalhes de dor! Mas não vou ceder a medicamentos! Tento relaxar e aprender a conviver com minhas limitações!! Conselho bom não se dá… se vende, né? Mas vou dar assim mesmo… kkkk LEVANTEM-SE E TENTEM SUPERAR A DOR!!! Pq se não fizer isso, vai piorar!!! Boa recuperação à todos! Como disse, estou retornando para te contar como foi a minha cirurgia! Ok? Abraços

  19. Olá amigos, sou Tomé Alves, moro em Teresina Piauí.
    Também fiz a artrodese. É para mim uma experiencia de um ano e meio, mas ainda sinto muitas dores. No último exame de rotina feito em maio deste ano, tive a revelação de que a musculatura próximo a cirurgia, esta atrofiada e sinto muita dormência na perna esquerda, menos na direita. Também sinto dores a noite apos deita para dormir. Tomo medicamentos muito fortes para controlar a dor. Não sou mais o homem de antes, robusto, com toda garra. Vou me submeter a novas seções de fisioterapias, para ver se melhora o quadro da minha saúde. Porem não culpo o profissional e sim o meu estado de um processo degenerativo, que atinge boa parte da minha coluna, deixando assim minha vida mais complicada. O mais estaria tudo bem se não fosse por este processo. Hoje alem das vértebras, L3, L4, L5, já esta comprometido varias outras vértebras da minha espinha dorsal. Isso deixa a gente descontável. Isso sem levar em conta a minha profissão, mecânica de caminhões. A mais complexa que é a mecânica de chassis na qual inclui, cambio, deferencial, freios e suspensão. Muito estremo para quem esta como eu, com a mobilidade limitada.

  20. Ola gostaria de relatar minha experiência com ciruria da coluna L5S1 …Graças a Deus e ao meu médico Doutor Reinaldo Burnatto da Ceoot Migi das Cruzes indico pa quem quiser ….no primeiro dia depois de 7:30de cirurgia levantei a cama para tomar chá claro que com dor mas levantei..fuquei dois dias na uti por pedido do médico pois minha hernia estava grudada e teve que raspar …por isso pediu que ficasse na Uti em observação…no segundo dia fisioterapeuta do hospital veio para me colocar sentado em uma poltrona …confesso que na hora de sentar na cama e dar o impulso pra levantar se pensar na primeira or eu não teria levantado ..mas ao me colocar de pé a dor mais forte parou e sentei ..no terceiro dia tive alta do hospital e sai caminhando. Para o carro vim sentado pra casa ..hoje estou no 22 dia de cirurgia tirei pontos em uma semana e a dor pequena ainda sinto pois cicatrização interna ainda …espero que ajude alguém

  21. Olá, eu fiz a artrodese na L5S1 no dia 17/03/2017, estou com pouco mais de 30 dias de operada e já acho que posso fazer tudo. Não sinto mais a dor de antes, o que sinto agora é um desconforto leve, causado pela fibrose no local, mas que tô tratando com ventosas. Acredito que ter começado a fisioterapia logo no quarto dia após operada foi fundamental para eu estar tão bem em pouco tempo. Fiz 10 sessões em casa, fisioterapia bem tranquila e agora vou começar a série na clínica, mais pesada. O pós operatório não é esse bicho de 7 cabeças. O pior de tudo pra mim foi o dreno e a sonda da urina. Você dizer que sente muita dor é exagero, os remédios aliviam. Mas tentar se mexer na cama é bem ruim. Como eu durmo fácil de peito pra cima, isso não foi problema, mas no dia que fiz a cirurgia o médico me deixou virar de lado, claro que com ajuda. No terceiro dia já estava em casa e andando bem. A cirurgia pra fim foi maravilhosa e tem 30 dias que eu sei o que é uma boa noite de sono. Me viro na cama sem dor e sem precisar “puxar” meu quadril com a mão. Já consigo espirrar e tossir sem morrer de dor ou sem perder as forças das pernas! Então é isso, quem realmente não suporta mais a dor, que chegou no limite, sugiro sim que faça a cirurgia. Eu espero nunca me arrepender, que a dor não volte, pra isso vou rezar muito, pois a medicina já fez a sua parte, agora tá nas mãos de Deus!

  22. Olá pessoal, eu fiz a cirurgia em 24.05.17 e passei por todos os processos de recuperação do pós cirúrgico que vi aqui no blog relatado por muitos, também estou sentindo dormência no pé esquerdo e dificuldade para andar, sinto como minha perna esquerda estivesse menor que a direita e um desconforto na bacia como se estivesse forçando ao caminhar, quando deito por um período muito longo ao levantar sinto dor, ainda não comecei a fisioterapia, pois meu cirurgião achou melhor aguardar um pouco para não sentir muita dor caso o profissional faça algum exercício que force muito. Pessoal eu passei 12 anos sofrendo muito com crises constantes e decidi operar acreditando que seria o melhor para mim, pois a minha atividade profissional agravou muito a minha situação e o neurocirurgião que me acompanha tbm me informou que a tendência era que as dores só iria piorar com o tempo, pois a hérnia em L4 L5-S1 estava em situação degenerativa e era realmente necessário operar, eu recomendo quem está nessa situação e está em dúvida que procure um profissional qualificado e bastante experiente que análise o seu caso com muita responsabilidade e lhe transmita confiança, pois realmente essa cirurgia é um passo muito importante para a nossa vida e tem que ser realizado com total convicção do que estamos fazendo, é óbvio que mudanças de hábitos teram que ser feitas, pois se trata de uma cirurgia na coluna, no meu caso por exemplo acredito que não poderei mais atuar na minha área de trabalho, sou Operador de equipamentos na área petroquímica e meu trabalho exige muito esforço físico e movimento brusco com tronco e membros inferiores, então terei que me readaptar a minha nova realidade. Contudo o mais importante é ter qualidade de vida, pois bem sabemos o que é dormir e acordar sentido dor, boa sorte a todos nós e que Deus continue a nos abençoar

  23. Oi fiz uma artrodese na lombar e coloquei 4 pinos há 2 meses.e não sinto mais dor nenhuma.Ando normalmente e me livrei das malditas dores que me acompanharam por mais de dez anos.Não tive problema de cicatrização e nem precisei ficar de cama.Estou me sentindo ótima.

  24. Oi Zelia. Que encorajadora sua mensagem, obrigada! Gostaria de saber se sua cirurgia foi feita pela técnica minimamente invasiva? Quantos anos voce tem? Voce sente que perdeu mobilidade? Que tipo de fisioterapia voce fez/faz? Muito obrigada mesmo!! Um Feliz Natal e com certeza um Ano Novo Maravilhoso e sem dores!!!
    @Zélia Maria Martins dos Santos

  25. @Magali Ishimoto
    Olá Magali.. Respondendo sua pergunta, a nossa amiga Zelia com certeza não usou técnica minimamente invasiva, pois se trata de uma artrodese ( colocação de parafusos hastes e disco de titanium,) nessa cirurgia é necessário abrir próximo de 10cm, caso contrário as peças não entariam na coluna.Aproveito para meu depoimento e fico feliz se ele ajudar. Fiz minha cirurgia de artrodese s5 l1 em 30 de janeiro de 2018. Após 3 dias hospitalizado e mais 5 em casa eu já estava passeando no shopping. Com 13 dias já estava dirigindo, e com 18 dias minha faculdade começou e pude acompanhar desde o inicio Estou com minimas dores por causa do corte na coluna, mas na coluna não sinto dor alguma.. Nas pernas tenho zero dor. Dores de cabeça que eu tinha antes não tenho mais.. Se eu imaginasse que seria dessa forma teria feito 2 cirurgias dessas kkkkkk o medico disse que eu não precisaria de fisioterapia. Estou ansioso para os 3 meses onde vou pegar minha moto novamente e para os 6 meses onde voltarei a jogar futebol e fazer musculação.

  26. olá, me chamo Andre e fiz uma cirurgia de artrodese em 07/06/17,fiquei 2 dias no hospital e me deram alta, parecia que tudo ia bem mas após 10 dias começou a sair uma secreção do corte e voltei no medico e ele fez uma drenagem para sair a secreção e voltei pra casa e durante os dias seguintes continuaram a vazar a secreção, fiz um exame de sangue durante esses dias e foi constatado uma infecção, acabei pegando uma bactéria na cirurgia e com 20 dias da primeira cirurgia tive que fazer mais uma cirurgia para limpeza cirúrgica, após uma semana da limpeza cirúrgica começou a vazar d novo e novamente tive que fazer outra cirurgia isso estando internado no hospital, fiquei internado 20 dias ate que a infecção estivesse zerada, mas precisei tomar antibióticos por mais 2 meses, sendo tratamento de infecção na coluna, já fazem 9 meses e ainda sinto dores e fico travado e as vezes da choque na região da cirurgia, faço fisioterapia 3 vezes por semana e a mobilidade ainda é muito ruim, o médico diz que meu caso será demorado pela infecção e ter feito 3 cirurgias e pode demorar até 2 anos a recuperação.

  27. Olá, pessoal

    Fiz minha cirurgia no dia 13/12/18… Técnica minimamente invasiva… XLIFT…. A cirurgia foi tranquila e sem nenhuma complicação. No início foi doloroso, porém em 15 dias retornei ao trabalho. Não tenho sentido dor, porém tenho todos alguns pequenos estalos na região do glúteo e abaixo do local operado L4L5 qdo me levanto após estar sentado…. Alguém teve esse sintoma? Ainda não iniciei minha fisioterapia!

  28. Meus caros, me ajudem a sanar uma dúvida, por favor…

    Olá! Espero que esteja tudo bem com vcs… Estou com diagnóstico de grande hérnia de disco extrusa na L5, sinto dores há exatos 5 meses, já tentei tratamento com remédios, inclusive controlados e fisioterapia, e nada de melhoras… A dor é extrema, choro muito, no banho ñ consigo lavar minhas próprias pernas e pés, há tempos não consigo sentar à mesa na hora das refeições… Enfim, consegui uma consulta no Sarah, e está agendada para o próximo dia 11… Como o medico aqui da minha cidade disse q meu caso é para cirurgia, vcs sabem me dizer se neste caso no Sarah eles vão dizer q fazem minha cirurgia? Estou com medo de dizerem q não fazem, ñ tenho plano, não posso pagar e se fizer pelo sus imagino q a espera será angustiante… Alguém aqui já pagou por esse procedimento? Qual o custo?

  29. Boa tarde minha mãe operou fazem 10 meses ela está bem mas senti muita ruindade nas pernas com pouco tempo em pé senti muito cansaço muscular tendo que deitar um pouco Alguém recomenda algum medicamento pra ajudar?

  30. Olá para todos:
    Eu fiz artrodese L5-S1 em 21/03/2017 e até no começo pareceu que ia dar certo, mas as dores voltaram mais fortes e já tomei várias drogas e continuo com dor, às vezes não consigo mexer a perna esquerda. Já conclui que a minha não funcionou agora vou tentar hidroterapia para evitar o remédios fortes e até morfina, mas não desisto, estou trabalhando e estudando, assim esqueço da dor, mas tem horas que dá vontade de chutar o balde, mas vendo depoimentos encorajadores aqui sinto-me mais forte para enfrentar e vencer esse problema, visto que tenho duas doenças que não tem cura, somente tratamento. Abraços a todos e não desistam, apesar que o Palmeiras treina todo dia e tem o melhor time e o campeão é o Corinthians, ahhhhhh!

  31. Olá, pessoal.
    Fiz uma cirurgia de artrodese, também com Dr. João Ivan, em Pelotas, com colocação de 8 parafusos e placa de titânio. Ou seja, faz apenas 11 dias. O que eu sinto hoje? Uma recuperação muito lenta. Dormência no pé direito e dormência, formigamento e dor na perna esquerda. Ainda estou com os pontos, que eram internos, mas como tive que fazer uma outra cirurgia para tirar o dreno que ficou preso num dos parafusos e arrebentou, acabaram ficando externos. Realmente é sofrível dormir de barriga pra cima. Deitar na cama é só com ajuda e é a parte que mais me cansa. Tenho ficado sentada na maior parte do tempo, estou estudando. Não consigo ficar em pé muito tempo, porque doi tudo. Mas, tenho fé de que tudo vai melhorar, as dores, a dormência, etc. Sou professora e espero daqui a 20 dias voltar ao trabalho. Tem que ter fé e seguir os aconselhamentos médicos, nada de esforço, pra não sofrer depois.

  32. Ezequiel Ruas Fonseca :
    Olá, pessoal
    Fiz minha cirurgia no dia 13/12/18… Técnica minimamente invasiva… XLIFT…. A cirurgia foi tranquila e sem nenhuma complicação. No início foi doloroso, porém em 15 dias retornei ao trabalho. Não tenho sentido dor, porém tenho todos alguns pequenos estalos na região do glúteo e abaixo do local operado L4L5 qdo me levanto após estar sentado…. Alguém teve esse sintoma? Ainda não iniciei minha fisioterapia!

    Eu fiz cirurgia no dia 08/05/18.
    Tenho vários estalos na coluna ao ficar em pé por um tempo prolongado e quando me deito.
    Quando eu caminho, sinto os pinos rangerem da até pra outras pessoas ouvirem.
    Fiz artodese l4-l5. Tive fratura.

  33. Fiz minha cirurgia de artrodese dia 14/05/2018, me sinto ótima sem dores nenhuma, tive uma intercorrência no momento da cirurgia, onde houve uma fístula liquórica, ou seja, uma das complicações desta cirurgia, foram 16 dias de internação, mas sem dores. Antes da realização da artrodese minha dor era forte, nenhuma medicação resolvia, hoje me sinto renovada sem dor de coluna.

  34. Boa noite.
    Fiz artrose l5/S1 tem 16 dias.Mas tenho um problema sinto dores pq sou alérgica a antiflamatorios e a vários remédios que tem a composição da minha alergia.Por isso sofro cada dia com a dor.
    Estou sentindo muita dor na perna esquerda que não me deixa dormir, há muita dormência e dor.
    Gostaria de saber se alguém tem algum caso parecido com o meu pra me dar uma dica.at

  35. Fiz a artrodese em maio/2018 – coloquei 10 parafusos, porém um deles atingiu um nervo da coluna me causando dores que nem a morfina resolveu. Depois de 5 dias fiz outra cirurgia e retirei 2 parafusos. Depois a cirurgia infeccionou, dei muita febre, tive trombose na perna esquerda e bursite no quadril do lado direito.
    Foram 15 dias de hospital, demorei 1 mês e meio pra tirar os pontos e já se passaram 3 meses e ainda não pude começar a fisioterapia. E em alguns movimentos que faço tenho a impressão que a coluna ainda está doendo.
    Enfim, é isso.

  36. Fiz a cirurgia atrodese S5L1 no dia 28/11/2018, me sinto ótima, equipe médica ótima, me sinto bem do que sentia, mas sinto uns nervos embolados na pernas, dormência nos dedos do pé direito. Isso é por causa da cirurgia ou por eu ficar em pé e andar? E alguém que tenha feito e ficou encostado por auxílio doença, o INSS deu quanto tempo? O médico falou que a recuperação é de um ano!

  37. Olá, fiz a artrodese L4, L5, S1 há 5 anos atrás. Mas, nestes 5 anos tive que retornar e refazer porque o Cage se deslocou e pinçava o ciático. Perdi a força do meu pé direito, mas graças a Deus voltou com fisioterapia e acho que está em 95% do normal. O fato a destacar é…não existe esse papo de não vou fazer! Não quero fazer! Se não fizer por bem faz por mal. Quero dizer quando existe a protulação do disco, ele empurra o nervo ciático e comprimindo, você acaba perdendo movimento do pé principalmente, ai você escolhe se faz a cirurgia ou fica sem mexer o pé, e mesmo assim depois dela, pode não voltar mais a mexer o pé, e ainda vai fazer a cirurgia, não tem jeito! Gente nosso corpo tem uma geometria natural, óbvio!!! Mas, quando fizer a cirurgia seu corpo sai desse geometria e tenta se ajustar a nova realidade, começando a atingir outras partes do corpo como: joelho, quadril, sacroilíaco, fêmur acetabular…
    Não quero assustar ninguém, mas acho correto que saibam a verdade, pergunte ao médico, mesmo que ele seja um mercenário a cirurgia vai acontecer, infelizmente. Entrei em depressão muito grande ao saber com o tempo o que pode acontecer e o que está acontecendo. Superei, e digo a você: – Serenidade, coragem, aceitação…permitasse! Serenidade significa que não podemos modificar e sim tratar o problema. Coragem é quando existe cura e aceitação ajuda muito nessa jornada. Permita-se alcançar o impossível, acreditar e coloque Jesus Cristo sempre na frente, suportar é a missão!!! A vida é tudo, mesmo com a dor, ela é tudo!

  38. Olá a todos,

    fiz artrodese com foraminectomia bilateral L5-S1, coloquei Cage com enxerto ósseo, placa e parafusos em junho deste ano. Correu muito bem, apesar de ser uma operação longa. Ao fim de 8h coloquei-me de pé, claro que tinha algumas dores, mas não eram incapacitantes. Ao final de 3 dias estava em casa. Comecei a caminhar longas distâncias ao fim de 3 semanas sem qualquer dor. A minha qualidade de vida melhorou muito. Voltei a fazer desporto ao fim de 3 meses sem qualquer limitação.

  39. Olá , fiz uma artrodese dia 01 /11/19
    L4 L5 coloquei 6 parafusos e duas hastes. Na cirurgia ouve um corte pequeno em um nervo e vazou um pouco de líquido . ( assim foi dito pelo médico e sua equipe a minha família ) fiquei 3 dias de observação e no 4 dia fui pra casar.
    Mas estava muito difícil ainda dor sentida como se tivesse sido partido ao meio e depois costurado, sem conseguir sentar no vaso pra evacuar sem conseguir ficar em pé pra tomar banho . Sofri por uns 6 dias no 8ºdia já estava dando pequenos passos e devagar mas enfim acabou as dores muito forte , no 10° dia já estava andando sem dor mais limitado em 15 dias fui tirar os pontos e estava tudo certo . Tirei os pontos e comecei a fazer a fisioterapia, aí começa o novo sofrimento , não fui instruído devidamente pela equipe de fisio e só fazia 2 sessões por semana e ainda fazia de analgesia e fortalecimento e a dor só voltava a aparecer , daí começa minha saga mudei de clínica de fisioterapia e estou indo a 3 meses todos os dias , comecei tbm acupuntura e ventosa tudo em nome da recuperação. Até hj não consigo ficar em pé muito tempo nem andar mais que uma quadra mas sigo firme e forte que poderei voltar a minha vida normal sem dores . Obrigado pela atenção e o espaço pra gente poder Dar nosso depoimento.
    MELHORAS A TODOS !!!

  40. Boa tarde. 4 anos atrás tive diagnóstico por RM de protusoes discais e estenose do canal vertebral. Optei por fazer tratamentos auternativos: Pilates por 2 anos e meio, RPG, 3 infiltrações na lombar e, melhorou um pouco, mas as dores voltavam impossibilitando-me de fazer caminhadas, como também comecei a ter muitas câimbras e espasmos nas pernas, até que na terceira RM meu ortopedista( especialista em cirurgias da coluna) falou que já estava passando da hora de eu fazer a artrodese (L3,4 e 5), procurei a opinião de um neurocirurgião que tbem concordou com a cirurgia.
    No dia 23/09/20, fiz a cirurgia (convencional) que durou 4 horas (6 parafusos e 2 hastes de titânio, no dia seguinte fiz uma caminhada nos corredores do hospital acompanhado de uma fisioterapeuta, obtendo alta no mesmo dia.
    O médico receitou alguns antibióticos e remédios para dor, dipirona de 500 e um opioide, sendo que esse último era pra tomar se tivesse muita dor mesmo, o dipirona já estou no décimo frasco kkkk, já o opioide tomei uns 8 comprimidos, pois, tinha dias que as dores eram muito fortes na minha bunda e pélvis, quando caminhava no quintal de casa às dores aumentavam muito (dei umas choradinhas 🙁 kkk)
    Hoje faz 53 dias que operei, já fiz 15 fisioterapia e, faz 3 dias que estou caminhando 2 km por dia e sobre as dores, ainda tenho um pouquinho, como tbem fiquei com dormência nas solas dos pés, que também estão diminuindo.
    Ontem já fui dirigindo até a fisioterapia que fica uns 5 km de casa. Meu pós operatório foi muito dolorido, más com certeza espero ter valido a pena, pois quero voltar a fazer minhas caminhadas e pedalar sem dores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email