Cirurgia de Artrodese lombar: Compartilhando minha experiência


Tempo de leitura: 6 minutos

Oi turma!!

Tudo bem?

Pois, aqui tudo.. Como alguns já sabem, me submeti, a exatamente um mês, a uma cirurgia de artrodese lombar, uma cirurgia que consiste em fundir vértebras com uso de vergalhões e parafusos, falando de maneira simplificada. Resolvi escrever esse artigo pra compartilhar minha experiência como um modo de juntar minha informação com as múltiplas que se pode encontrar na net e que são, como já sabemos, das mais variadas.

A experiência com essa cirurgia pode ser diversa, e o grande problema consiste em que muitos que estão realmente ruins jogam sua esperança de melhora toda em cima da cirurgia, ou mesmo uns que não estão efetivamente ruins fazem a cirurgia sem ainda não ser realmente necessário e tem, claro, com isso, a piora da dor.

Como sabemos, artrodese, na medicina, significa fusão, ou seja: Fusão óssea de uma articulação. Contudo, a referida articulação, com a artrodese, deixa de existir. Isso pode ser um dado bastante relevante quando se pensa em fazer uma artrodese, especialmente na coluna. Simplesmente por que a mobilidade vai diminuir, e possivelmente vai haver dor se essa mobilidade for tentada (Nos primeiros tempos), como eu mesmo pude confirmar durante minha experiência com essa cirurgia.

Para compartilhar minha experiência de uma forma passo a passo, então, vou começar por alguns fatos que vieram antes dessa cirurgia:

Em 2009, após diversos problemas e diminuição grave da mobilidade na perna esquerda, e, claro, muita dor, fui submetido a uma cirurgia de hérnia de disco, com o DR. João Ivan Lopes, em Pelotas. Ainda antes dessa cirurgia ele me falou que estava tendo disgaste no disco entre l5 e s1 e que, mais cedo ou mais tarde, eu teria de operar provavelmente pra fazer uma cirurgia que iria “fundir” essas vértebras diminuindo, com isso, a dor. Até chegou a levantar a questão de fazer junto já essa cirurgia mas eu não quis.

Após a cirurgia ele me pediu o exame de densitometria óssea, por que achou meus ossos fracos demais para minha idade. Feito então o exame descobriu-se osteoporose grande na coluna, e também perda no quadril e fêmur. Estava ali, claro, uma das prováveis causas do problema. Com o tempo, claro, somamos a ela algumas outras.

Feita então a cirurgia de hérnia, tive uma recuperação boa e sem grandes problemas. Por 2 anos tive tranquilo, até que em 2011 voltei a sentir dor, de forma leve. Após um exame de rotina o médico em questão falou que eu havia perdido, já, mais ou menos 30% do disco. Voltamos à questão da artrodese, que, mais cedo ou mais tarde eu teria de fazer e estava chegando a hora, aparentemente.

Contudo, consegui prorrogar até fim de 2012, quando voltei a sentir, de fato, dores fortes não só na coluna como nas pernas, especialmente esquerda. Então voltei ao DR. João Ivan, e decidimos que, de fato, já estava na hora de tentar a artrodese, por que a tendência, doravante, era somente piorar e não melhorar.

Fiz então a cirurgia, no dia 19/1/2013. Confesso que estava deveras nervoso, especialmente por que, como costumo fazer, busquei na internet informações sobre essa cirurgia e elas eram tão diversas que não havia um parâmetro onde eu pudesse me fixar. Teve alguns dizendo que tiveram um resultado ótimo já desde os primeiros dias; Outros dizendo que os primeiros meses foram uma tortura mas depois melhoraram, outros dizendo que ficaram na mesma, e claro, alguns dizendo mesmo que fizeram a cirurgia e se arrependeram! Como não ficar nervoso numa situação dessas?

Contudo, como quase sempre acontece, me armei de coragem (Que eu nem sei de onde tirei tendo em conta as mais diversas referências), e fui lá e fiz a cirurgia.

Como descrever o pós operatório? Não foi jamais um mar de rosas, mas também não tão horrível quanto poderia ter sido. Eu não sabia que iria ter de colocar sonda na urina: Que coisa chata e desagradável aquilo! E pra tirar então: Não dói, mas arde e incomoda pra caramba… Mas, resumindo a questão: No primeiro dia tive abaixo de morfina e dolantina, e devo dizer que sempre que passava um pouco dos efeitos desses remédios a reação que vinha (Me refiro à dor) não era nada interessante. Soma-se a isso a questão chata e desconfortável de não poder se virar na cama, tendo de ficar de barriga pra cima (Posição na qual eu literalmente nunca consigo dormir). O DR. João Ivan tinha deixado prescrito um medicamento pra me auxiliar no sono se eu pedisse, o qual eu não pedi por que tenho apineia, e pensei: Apineia+remédio pra dormir+barriga pra cima= Uma combinação não muito recomendável… Então, preferi o cansaço e o atraso no sono. Felizmente no outro dia de manhã quando o DR. João Ivan foi me fazer o curativo já autorizou que eu virasse de lado, o que, claro, me botou pra dormir tranquilamente por muitas horas e de forma natural e sem riscos.

Devo dizer que, tanto naquele dia quanto nos primeiros (Especialmente primeira semana), coisas simples como por exemplo se virar na cama se tornam um pouco mais complicadas e se não fossem feitas com apoio dos braços, por exemplo, dói, e o suficiente pra desanimar um pouco. Contudo, nada tem a ver, mesmo nesse estado crítico de pós operatório, com a dor de antes da cirurgia.

Já no terceiro dia, (Dia 21), de tarde, me levantei da cama, não sem algum esforço e também não vou dizer que sem dor, mas o fiz. Já deu até pra tomar um mate com a mãe e a namorada e fiquei mais ou menos uma hora entre de pé e sentado.

Depois, claro, voltei prà cama e só voltei a levantar no outro dia, pra ir pra casa. Devo dizer, que nesse referido dia quase não levantei, por causa da dor, mas no fim consegui, e então pude sair do hospital.

Fiquei os primeiros 4 dias na casa da mãe da minha namorada e então depois fomos pra nossa casa. Mas já no dia seguinte (dia 23) já pude dar algumas caminhadas e ajudar minha mãe a resolver uns problemas computadorísticos, embora tenha quase tido eu um problema por exagerar com o tempo de pé e etc.. Mas tudo bem. Após a primeira semana eu já conseguia ficar bem mais tempo sentado ou de pé, e na segunda semana, tirei os pontos. E devo dizer que essa parte também é bem desagradável: Como levar 22 picadas de agulha duma vez só, uma atrás da outra.. Mas tudo bem: Feita a retirada dos pontos até aproveitei, com alguns cuidados, pra dar uns passeios no centro com a mãe e a Denise. Já voltei pra casa de ônibus e procurei, desde então, agir o mais normal possível, retornando, dentro do permitido, à minhas atividades normais. Hoje estou quase completamente sem dor, (Exceto se faço algum esforço maior), e quase me arrependi de ter cancelado o semestre na facul. Só não estou “completamente” arrependido por que ainda, se cometo algum exagero, tenho um pouco de dor.. Mas não é nada que mesmo um paracetamol 750 e um pouco de repouso não resolvam.

Então, resumindo, o que tenho a dizer sobre essa cirurgia? Nos primeiros dias tu te arrepende, e quase xinga a mãe do cara que inventou ela, mas eu, no meu caso, pelo menos até agora estou tendo uma recuperação excelente, o que fez valer apena o sacrifício. Contudo, relatos como o meu e alguns outros que li, de uma recuperação excelente, são poucos; E deixo um recado à aqueles que estão pensando em fazer essa cirurgia: Pense bem, e avalie bem com seu médico se a possibilidade de melhora é suficiente pra valer o sacrifício do operatório/pós operatório, e mesmo os riscos que nessa (Bem como em qualquer cirurgia que envolve implantes) tem. Feito isso, se achar que vale apena realmente e se você verdadeiramente sente dor a ponto de achar que vale o risco, opere, e, claro, espero que tenha a mesma sorte que eu, e que pegue um bom médico e uma boa equipe pra lhe operar e cuidar do pós operatório. Feito isso, e dado o meu depoimento e recado, deixo a vocês dois links pra olharem, não só pra entenderem o que vai acontecer se fizerem essa cirurgia, como pra não decidirem entrar nessa levianamente:
Vídeo: Mostrando uma cirurgia de artrodese lombar: http://www.youtube.com/watch?v=5SqonUeHS-8
Artigo sobre artrodese lombar no site Dores crônicas: http://dorescronicas.com.br/cirurgia-de-artrodese-lombar-o-que-fazer/

Devo dizer que depois que li esse artigo fiquei um pouco assustado e quase desisti da cirurgia (Isso foi um dia antes de internar); Mas o que o autor do artigo fala é mais ou menos o que estou falando de forma resumida: Não entrem nessa levianamente. A cirurgia pode ser muito positiva, mas deve-se avaliar se realmente é necessário fazer. Eu mesmo não resolvi todos os meus problemas com ela: Ainda tenho dor nas costas, provocada por um problema na região dorsal, mas receio ainda não valer apena operar nesse caso e também não é algo que não se possa suportar.

Termino esse artigo agradecendo às pessoas que doaram sangue para eu poder fazer a cirurgia, bem como a aquelas que ajudaram a divulgar no facebook/twitter. Em apenas 2 dias conseguimos os 5 doadores que eu precisava!!

E, agora, fico por aqui esperando que todos que leiam esse artigo tenham a mesma sorte que estou tendo e que meu depoimento, somado ao material que postei junto com ele, sirvam também de acréscimo às orientações que muitos que vão fazer essa cirurgia ainda precisam.

Leiam bastante, pensem bastante e avaliem bem com o médico.. Feito isso, boa sorte e bola pra frente!!!
Um abraço
Fernando

Please follow and like us:
Pin Share

471 respostas para “Cirurgia de Artrodese lombar: Compartilhando minha experiência”

  1. @Diomara
    Cara Diomara, tambem sou de Porto Alegre e por coincidência também consultei com a equipe que fez sua cirurgia, porem não me senti confiante para realizar o procedimento apresentado por eles. Então fui para a neurocirurgia. Li que fizestes em janeiro, gostaria de saber como se sente agora, se está fazendo fisio ou outra atividade, como estão seu movimentos. Em que vértebra fez a cirurgia? De qualquer forma, fico muito feliz por ti por saber que está correndo tudo bem, afinal é uma cirurgia bem delicada e com cuidados intensos no pós. Abraços

  2. Meu nome é matheus tenho 19 anos e estou internando no exato momento para fazer a cirurgia de hérnia de disco lonbar, pois a hernia é muito grande e tá comprimindo a medula, confesso que estou com medo, mas vamo que vamo

  3. Olá pessoal! Estou apavorada! Fiz artrodese de coluna lombar dia 05/08/2015! Estou no pós operatorio ja em casa! Mas estou com os seguintes sintomas: dor intensa no local da cirurgia continua a com queimaçao Exporádica. Pernas com sensacao de peso, mas o q me preocupa mais é q meu quadril ainda nao responde aos meus comandos. Nao consigo ergue- lo, vai rar-me na cama, sentar ou levantar de qq lugar sem ajuda de alguem. Sinto minhas pernas sem forca. Estou tomando as medicacoes certinho. O engracado é que quando posta de pé, dou meus passos com dificuldade e desequilibrio, mas ando. Entao, meu tronco mexe, minhas pernas tb, mas meu quadril esta dormente e pesado. É assim mesmo? É muito cedo pra q eu exija resultado diferente? Isso vai passar? Aguardo respostas, sao 03:24 da manha e nao dutmo com medo de uma paralisia parcial. Obrigada! Mandem para meu email tb suas respostas. Ps: operei com Dr Fernando Laffitte em Curitiba. Coloquei 6 pinos e duas proteses de disco (cage). Moro em SC.

  4. Olá. Também fiz artrodese. Tenho pinos da T12 à L4. Minha recuperação não foi complicada. E ao contrario do que a maioria dos médicos dizem aos seus pacientes o meu disse para eu não ficar parada, não tive repouso de cama, a única coisa que não poderia fazer seria pegar peso, porém mesmo com a recomendação dele, não dá pra fazer muitas coisas mesmo, fiquei toda travada no início. Não conseguia erguer meus braços para cima ou fazer determinados alongamentos, somente com a fisioterapia para ajudar.
    Sou magra, meus 4 primeiros pinos ficam visíveis sob a pele, gostaria muito de retirá-los. Fico com medo de tirá-los e ter complicações depois. Hoje com eles faço tudo, academia, ando normalmente, corro, ando de bicicleta para cima e para baixo, e tenho medo de ao retirá-los ter que passar por uma nova adaptação e elas serem piores do que as de ficar com os pinos. Sabem de algum relato de alguém que já retirou?

  5. @Andresa Santos
    Bom Andrea, calma. Não faz nem 3 semanas que fez a cirurgia. Isso é super normal, bom pelo ao menos na minha foi. Usei minhas mãos para movimentar meu quadril quando estava deitada por mais de um mês se não me engano. Não tomei nenhuma medicação, somente para dor caso houvesse, mas sempre evitei tomar remédios, tanto que até hoje só tomei uma vez. Quando doer tente uma posição que melhore, talvez ficar deitada não seja a melhor opção. Tem que ir se descobrindo e vendo o que é melhor para a coluna, só assim irá se adaptar a cirurgia.
    Espere o tempo que for necessário para o seu primeiro retorno ao médico, e até lá veja o que acontece para relatar para ele, só assim saberá se está realmente bem ou não.
    Mas está muito cedo para tirar conclusões.

  6. Olá Andressa!!! Também fiz artrodese dia 07/08/2015 e estou no pôs operatório já em casa, porém tenho sofrido com dores no quadril, mais precisamente dentro das nádegas que irradia para as pernas. Tomo remédio para dor 3 vezes ao dia!! Ainda não consigo ficar sem medicação. Tenho fé em Deus que Ele nos dará uma ótima recuperação e cura!!! 😘

  7. Voltando a este blog para relatar um pouco mais da minha saga. Em junho viajei por 47 dias e enfrentei tudo com auxílio de uma bengala. Andei muito e quanto mais caminhava melhor ficava. Só não podia ficar parada de pé, nem por cinco minutos. A dor pegava forte. Voltei e comecei a acupuntura. Perdi a força na perna esquerda e não posso nem colocar o pé no cão às vezes, porque a perna parece que explode de dor. Faltar força é pior que dor, pois tira toda a possibilidade de andar.Então estou assim: ando, não ando, no outro dia posso andar de novo, penso que passou e volta tudo de novo. Dá um desânimo enorme. Na viagem, até sem bengala andei. Devagar, mas andei. Tomava um tilex de vez em quando e só. A dormência no pé direito continua, mas li em um comentário que pode levar 2 anos para passar.Espero que sim. Estou de novo prisioneira em casa, pois se me levanto a perna falseia. Para me desanimar mais, consultei outro médico e ele disse: tem coisas que não tem mais volta. Beleza.

  8. Estou desesperada com essa impossibilidade de me sustentar em pé e andar. Alguém já teve essa falta de força na perna (é numa só, a esquerda)?

  9. Bom meu nome é Thiago tenho 30 anos e tenho uma certa experiência ,meu problema é uma doença degenerativa na coluna lombar,eu sentia muitas dores e também irradiava para as pernas após vários bloqueios e tentativas de aliviar a dor sem sucesso marquei minha primeira cirurgia dia 12/12/2014 ,artrodese alif em l4l5s1 ,incisão grande na barriga foram tirados os discos degenerados e colocado próteses discais travadas com lâminas nas vértebras o nome é cage ROI a. Recuperação lenta e muita dor após 03 meses foi feita uma infiltração facetaria para novo diagnóstico, e lá foi eu de novo para mais uma artrodese agora posterior incisão nas costas também l4l5s1 com estabilização com hastes e parafusos fiz no dia 17/07/2015 agora estou em casa me recuperando sinto dor ainda,fisioterapia só daqui um mês ainda,não é nada fácil ficar parado sem trabalhar,estou afastado a 1 ano pelo INSS mas o importante é cuidar da saúde, tenho medo que comece a degenerar os níveis acima adgecentes pois sinto dor também algumas pessoas ficam limitadas e outras ficam bem então cada caso é um caso,a cada cirurgia que você fazer tenha certeza que só vai piorar a mobilidade ! Abraço a todos e que Deus abençoe cada um de vocês isso é um pouquinho do eu estou passando ainda!

  10. Fiz a cirurgia de artrodese lombar l4 e l5 dia 29/07/2015 e no terceiro dia estava dando uns passos pelo corredor do hospital com o médico receitou e no quarto dia tive alta e desde então venho me cuidado como recomendado é gostaria de saber junto a experiência de vocês qual o tempo de recuperação total uma vez que sou eletricista automotivo.

  11. Oi amigos,dia 10/07/2015 passei pela terceira cirúrgia na coluna com artrodeses sendo as duas primeiras na cervical e essa ultima lombar,graças à Deus tive a sorte de operar com um ótimo neurocirúrgião desta vez e estou com mta fé q pelo menos da lombar eu vou ficar bem,já q da cervical ficaram algumas sequelas…hj faz um mês e meio q operei com Dr. Rodrigo Miziara Yunes e no dia seguinte já estava andando,claro q os primeiros dias ñ são nada faceis,mas desde a segunda semana já ñ precisei mais de remédios p dor e hj estou mto bem.

  12. Ola , hoje faz 6 dias que fiz descompressão medular co. Artrodese wm L5 S1 ja me movimento bem .sinto dores por conta do repouso espero me recuperar loho e sem dores do nervo ciático.

  13. Fiz uma artrodese de coluna lombar coloquei dez pinos duas astes e dois enxertos,fazem 08 meses fiz minha cirurgia em janeiro,mas continuo com
    om muitas dores estou tomando tramadol de 100ml pra suportar a dor ja fiz acupuntura mas nao consigo suportar a fisioterapia,nao consigo caminhar por longos periodos nem ficar em pe por muito tempo,fiz uma ressonancia que mostrou uma mancha em um soa parafusos,estou muito confusa w com medo do futuro,achei que em seis meses estaria de volta a o trabalho mas nao foi oque aconteceu confesso que estou muito decepicionada.

  14. Fiz a minha cirurgia com Dr. Jefferson em Vitoria,es
    Artrodese L4L5. Minha dor na perna direita sumiu.Ficou a dormencia apenas. ELe me disse que iria memorar a passar a domencia.. mas com 2 meses nao sentia mais dor e nem dormencia.
    No primeiro dia de cirurgia já me colocou para andar….
    Fiquei afastado 4 meses pelo inss pq pego peso no trabalho. Mas conseguia fazer tudo…
    Excelente medico,recomendo… me deu toda assistencia.
    Ele tem um site.. http://www.cirurgiacoluna.com

  15. Boa noite galera.

    Achei super 10 os diversos depoimentos aqui. Tomara que possamos ajudar mais pessoas. Porem, tenho uma pergunta para vcs, e se puderem consultar vossos médicos, .muito grato ficarei
    Pois bem, realizei no dia 27/08/2015, uma artrodese, unindo l4/l5/s1. Ate aqui, sinto-me super bem, pois as dores que me acompanhavam a 6 anos se foram e sinto que estou me recuperando bem, exceto por uma dormência na perna e no pé esquerdo que as vezes chega a doer. Algum de vcs sentiu esta dormência? E se sentiu, sentiu por quanto tempo? Falo com meu medico, que é um dos melhores no assunto aqui no RJ, e a resposta é sempre a mesma
    – Isto é normal vai passar. Rsrsrs. Alguma ajuda?

  16. Olá, este é o primeiro depoimento que público após minha cirurgia.
    A um ano atraz fui diagnosticado com tuberculose óssea também conhecida como mal de pott. A demora para obter o diagnóstico foi um problema, fiquei pelo menos dois meses esperando para ter certeza de minha doença, após isso lá se foram mais alguns meses de espera pelos equipamentos que seriam utilizados na cirurgia (protese). Para ficar claro os motivos da demora, fui operado pelo sus em um hospital público, apesar da demora não posso reclamar pois haviam pessoas que na que lá época devem estar esperando até hoje. Em fim a demora pelo diagnóstico foi o suficiente para mais de 40 por cento de uma das vértebras T12 ser desgastada, com isso lá se foram pelo menos 5 meses internado e em casa sem andar, em repouso absoluto. Finalmente no dia 25/03/15 entrei em cirurgia, foram quase nove horas de cirurgia, acordei muito mal mesmo o tempo que fiquei de braço foi tanto que os nervos de minha coxa foram pressionados e eu mal podia mexer as pernas, sem força e sem sensibilidade, uma experiência horrível para quem acorda de uma cirurgia na coluna e a principio já se passa na cabeça a paraplegia. Mas logo meus médicos me informaram a verdadeira situação, estes sintomas demoraram algumas semanas para passar a respeito da movimentação das pernas, porém a sensibilidade foi um problema de alguns meses, sentia dias muitas dores e uma hipersensibilidade ao toque e outros dias nenhuma sensibilidade, até hoje seis meses depois da cirurgia minha perna esquerda da como uns choques ao toque mas muito melhor comparado a antes. Hoje em relação a dor na coluna não posso reclamar pois fui forçado a esta cirurgia pois minha vértebra já estava totalmente descartada, mas ainda sinto algumas dores principalmente ao derrotar de noite mas em alguns minutos passam, não sei dizer se até que ponto as dores são normais pelo tempo de cirurgia, mas já fãs só de tudo um pouco, recentemente até arriscando umas corridas e caminhadas. Sei que muitos de vocês podem temer a perda de flexibilidade após a artrodose mas mesmo em minha cirurgia que foram fixadas cinco vértebras na ligação toraco lombar, uma prótese ligada à duas artes e oito parafusos, não sinto está perda de flexibilidade.a todos que forem passar por esta cirurgia eu lhes desejo uma boa sorte, e que vocês procurem uma boa equipe médica, não posso reclamar de meus médicos, a equipe de neurocirurgia do hospital heliopolis, eles realmente fazem milagres.

  17. Boa noite, sou a Cláudia, tenho 39 anos, no dia 14/09/2015 fiz cirurgia de artrodese da coluna lombar com a técnica Dynesys, depois de depois de uns 2 anos de dor, mais antes da cirurgia tentei pilares, acupuntura, fisioterapia e até risotomia e de nada adiantou, hoje estou com 19 dias de operada e feliz pq a dor sumiu, minha cirurgia foi um sucesso, com Dr. Sebastião Vieira e sua equipe, fiz dia 14 as 14:30 e as 21:30 estava no quarto acordada, com dor claro sem pode me mexer, o mais chato é a sonda e o dreno, na manha seguinte já consegui me mexer, retiram a sonda e andei dura, o medico de sua equipe veio me orientar que era pra eu andar, mexer de uma lado pra outro pq o dynesys é flexível, dia 18/9 recebi alta, fui pra casa, moro no 3° andar, subir bem devagar 45 degraus, minha recuperação ta sendo ótima, única coisa q sinto é um dor de cansaço nas pernas, isso as vezes, mais acho que é de ta sem fazer atividades do dia a dia, mais a dor que sentia antes horrível NUNCA MAIS. Antes de de chegar na cirurgia passeios por vários médicos e todos falavam a mesma coisa, estou desde de abril 2015 ate dezembro afastada pelo INSS, espero 2016 ter vida normal.

  18. Bom dia. Fiz a artrodese em L4-L5 no dia 15 de julho. A cirurgia aliviou muito minhas dores, hoje sobraram apenas desconfortos muito menores. Não conseguia caminhar ou mesmo ficar longos períodos de pé. O problema é que ainda sai uma secreção levemente amarelada de um único ponto da cirurgia. Já tomei vários antibióticos receitados pelo medico e nada de parar de sair tal secreção. Alguém passou por isso em sua cirurgia??? Estou assustado com a possibilidade disso não parar!!!

  19. Olá Fernando! Se possível, gostaria de saber como você esta agora, com mais de dois anos após a cirurgia. Operei minha hernia de disco (L5) a 4 anos, e agora as dores voltaram, já me deu crise de não conseguir colocar o tênis, e voltaram as tristes recordações do passado. Estou em dúvida ainda se é a hora, pois agora as dores diminuíram, mas só consigo pedalar, se for malhar na academia ou mesmo fazer simples alongamentos, as dores locais se intensificam. Fico no aguardo de sua resposta amigo. Muito Obrigado!!!

  20. Olá pessoal!Semana que vem vou passar por uma cirurgia de prótese da coluna cervical(c5-c6) e a única coisa que esta me preocupando é se vou poder voltar a trabalhar,pois pego muito peso no meu trabalho e fico 7 horas em pé,sem des-canso.Se puderem me dar alguma informação a este respeito,fico muito grata.

  21. sou isaquel,sao paulo,ha 4 meses sofri acidente de carro,ja tinha um desvio na l5,apos o acidente tive que ser submetido a cirurgia na l5,4 pinos,pos operatorio sofrido,ruim para dormir,pernas fracas,quadril dormente,cadeira de rodas,desespero total,apos a cirurgia fiquei mais 3 dias no hospital,ate meu medico me dar alta,chegando em casa foi ruim,mto remedio,tramal,gabapentina,miogama,,,ate q 20 dias apos comecei a fisioterapia e acupuntura,eu estava sem andar,apos 10 secoes de fisio,passei para o andador,e ja estou na secao 35,prox passo e muleta,bengala,e enfim 100%….mais o medico ja disse que a recuperacao e demorada,ressalto q minha recuperacao esta mais rapida do que a prevista,mais td com muita luta,,fisio 3 vezes na semana e nos dias q naw tem,,eu faco exercicios em casa msm,,,o q me incomoda no momento,eh meu pe esquerdo,dificuldade de mecher os dedos para cima,inchaco as vezes,dormencia na parte central do pe esquerdo,mais aos poucos vai passando,eu acho que a parte mais demorada,,mais ja estou 70%,,aos poucos vou relatando minha melhora,,,vamos ir tirando as duvidas um do outro,pke so quem passa por isso,q sabe como eh a recuperacao…

  22. @Luiz
    Pablo, bom dia.

    Li o seu depoimento e, gostaría de saber como vc está após algum tempo passado da cirurgia.
    Meu pai fez a mesma cirurgia semana passada e, está passando exatamente o que vc descreveu.

    Abraço, Joao

  23. @Pablo
    Pablo, bom dia.
    Li o seu depoimento e, gostaría de saber como vc está após algum tempo passado da cirurgia.
    Meu pai fez a mesma cirurgia semana passada e, está passando exatamente o que vc descreveu.
    Abraço, Joao

  24. Olá pessoal meu nome é Renato e quero compartilhar um pouco da minha experiência com vcs.Bém a exatamente quinze dias fiz uma cirurgia na coluna na l4l5 uma artrodese pois sentia muitas dores e dormência na minha perna direita e depois de várias consultas e exames o médico optou pela cirurgia. confesso que no início fiquei bastante nervoso e ancioso com a idéia de ter q passar por este procedimento mais depois de algumas conversas e dúvida tiradas com meu médico fiqueia um pouco mais aliviado
    Bém o procedimento cirúrgico foi bém tranquilo e sem complicações, devo confessar que os três primeiros dias do pós operatório não foi dos melhores pois o paciente fica muito debilitado até porque tive que ficar 24hrs com um dreno e a sonda que encomoda muito é são muito desconfortáveis. Tive alta ao terceiro dia e já fui pra casa. Com oito dias eu já estava mim sentindo muito bém com algumas limitações é claro até porque uma cirurgia deste porte não se recupera da noite pro dia.
    Agora depois de quinze dias estou muito bém amanhã irei retirar os pontos mais estou muito bém mesmo, não sinto mais a dor enen a dormência que tinha na perna direita que tanto mim encomodava.Graças a Deus.
    Bém para finalizar quero dizer a todos que vão ter que passar por este procedimento que procure manter a calma confiem em primeiro lugar em Deus e coloque tudo nas mãos dele e com uma boa equipe de médicos não têm como dar errado. Boa sorte a todos e fiquem com Deus.

  25. Olá Fernando. Tem 20 dias que fiz essa cirurgia (25/11/2015). Ainda estou sofrendo pois está acumulando líquido na minha coluna. Já fiz uma drenagem pós operatório, e duas punções. Ainda estou naquele momento em que: Por que fiz a cirurgia? . Mas eu espero que acabe logo com tudo isso. A dor é terrível, as vezes nem os medicamentos funcionam para fazer eu dormir.
    Data da postagem : 13/12/2015

  26. Olá a todos.
    No meio do ano passado, escrevi aqui relatando um pouco a cirurgia que fiz. Tenho 38 anos. Fiz discectomia ( retirada do disco degenerado, no meu caso era L4,L 5.) não houve colocação de nenhum parafuso, placa ou qualquer coisa parecida. Na época falei para procurarem diversos médicos e inclusive Neurocirurgiao. Hoje tenho 7 meses de cirurgia. Não foi fácil pessoal. Mas estou bem melhor. Fazer a cirurgia foi a melhor decisão que tomei. Claro que meu caso era grave. Sofri durante este período de recuperação, tive contratura muscular fortíssima. Fiz muito reforço muscular. E continuo com pilates reforço muscular e tração. Vejo muito progresso e grande melhora. Então digo que sejam pacientes com a recuperação , pois é lenta. Não se comparem a nenhum outro caso. Seu caso é único. Seu corpo vai responder diferente de qualquer outro que tenha feito o que fez. Ninguém sabe a dor que está sentindo então, Observe todos os sintomas e faça exercícios que não machuquem sua coluna, músculos e nervos. Cuide muito no pos operatório. Não peguem peso, mesmo que seu médico diga que pode, seu corpo é que vai dizer quando. E isso vai levar tempo. Mas vai dar tudo certo. Deixo meu e-mail para quem quiser trocar mais informação. taisbarreto @hotmail.com Abraço

  27. Olá pessoal eu fiz a cirurgia de descompressão medular com artrodese a 9 anos e nunca mais tive dor, claro que ne restrinjo de muitas coisas ainda tenho medo ainda de andar de bike, mas a minha qualidade de vida melhorou em 150% vivo feliz .

  28. ola fernando meu nome é Cassio mas estou usando o hmail de minha namorada eu tambem fui operado da coluna a seis anos e nao aguento de dor voltei ao medico que me operou e ele constatou que eu tenho que conviver com a minha dor eu nao acho isto correto se ele sabia qui eu ia viver assim emtao porque ele me operou é isto que eu nao acho certo minha perna chega a travar

  29. Olá tudo bem pessoal?eu fiz a cirurgia de artrodese há um ano .
    que faz agora em fevereiro no Dia 28 agora mas de uns dois meses pra ca venho sentindo muitas dores na cervical e dores na lombar que está enradiando o na perna direita e as veses na esquerda tb.a dor na cervical e fica enradiando pra os braços. Por favor oq devo fazer alguém já sentiu essa as dores como eu estou sentindo depois que eu fiz a Cirurgia. Quando eu fui jo meu medico no mês de outubro ele falo que era normal mas agora tá muito forte tomo tramal pra aliviar mas o meu convenio era unimed pela firma mas não p tenho mais esse convenio fiz outro convenio por minha conta pq a unimed na faz mais atendimento mas esse convenio que eu fiz não aceita na clínica que o meu medico que me opero atende não sei oq eu faço já tô sem passa no medico desde de outubro. Por favor se algum médico ler esse meu comentário Por favor me deu uma indicação do que eu devo fazer

  30. Olá. Fiz a cirurgia de artrodese lombar em caráter de urgência, com retirada do disco l5s1. Como a ressonância magnética mostrava que o disco adjacente l4l5 já estava bem deteriorado, o médico optou em fazer a fusão também nessa vértebra. Realmente como bem relatou o Fernando, o pos- cirúrgico foi bem dolorido. Hoje já fazem 22 dias que operei. Estou bem, mas ainda me recuperando, mas já sem nenhuma dor. Só ando sentindo dores na região do cox e descobri que é normal porque de uma maneira inconsciente e pela limitação de movimentos, terminamos sobrecarregando essa musculatura. Semana que vem começo a fisioterapia e espero que melhore esse sintoma.
    Abraço. Andréa.

  31. Oi, Fernando. Voltei aqui e li meu comentário postado no ano passado em janeiro e pasmei. Ora, ali eu digo que estava travada e não conseguia caminhar direito, mas estar sem dor era tudo de bom. Continuo achando que é tudo de bom mesmo. Só que isso não existe mais. Depois de ter viajado por dois meses e caminhado todos os dias quase bem e sem dor, achei que seria só melhorar e voltar ao normal. Só sentia dor quando ficava parada imóvel, mesmo que por alguns minutos. Aí comecei com acupuntura e parece que meus nervos despertaram. Em um mês parei e procurei um ortopedista por causa da dor que sentia ao ficar parada. Ele me receitou Etna por seis meses. E nunca mais parei de sentir dor, insuportável, como se explodisse toda a perna. Quando me perguntavam onde doía, era impossível descrever: virilha, coxa, nádegas, joelho, canela, panturrilha, frente, lado, costas. A dor continua e só não atinge o pé. Continuo com o pé direito dormente, parece que tenho um tijolo no quadril do lado direito e mais essa dor horrorosa. Caminho na praia ainda. Quando terminar o verão, volto para a hidroginástica. Mas ainda não ando direito, não tenho firmeza e equilíbrio e estou ficando desanimada de tudo. Nem tramal adianta para essa dor. Tomo Moreira Pecan Extra, proibido e não se sabe o que contém, mas nessa altura é o único que me dá algum alívio.

  32. Estou rezando todos os dias para ter de volta minhas limitações, mas sem dor. Fiz ressonância e o novo médico disse que a cirurgia está bem. Eu é que estou muito, muito mal mesmo.

  33. Oi Jaqueline. lí seu depoimento. Parece que sou eu descrevendo o que sinto. Fiz a cirurgia em março 2015. Foi colocado 6 parafusos. Após cirurgia tive uns tempos com pouca dor, mas agora sinto muita dor na lombar, as pernas doem (furmingam) à noite, continuo sentindo dormência na perna esquerda, no pé e principalmente no calcanhar. Gluteos e toda essa área muito dormente ainda, causando dificuldade em ir ao banheiro. Também tomei Etna, faço hidroginástica, mas cansei da fisioterapia. Só posso sentar em lugares macios, pois também sinto um tijolo… Antes eu falava que era um “ovo”… Cirurgião fala que é normal, vai passar, mas estou também desanimada. Nossa, se você conseguir uma forma de aliviar estes sintomas, por favor fale comigo. Que Deus te abençoe (nos abençoe) e nos dê paciência pra continuarmos lutando. Um abraço.

  34. Gente, meu médico disse que vou ter que fazer artrodese. Estou vendo mais histórias que não deram certo que o contrário. Ele me deu 15 dias pra fazer os exames e voltar para marcar a cirurgia, mas estou cheia de receio.

  35. Caro Fernando,

    Achei de extrema importância todos os comentários que li no blog e resolvi comentar um pouco da minha recente experiência. Fiz uma cirurgia de Artrodese em L4 L5 e S1 no dia 13 de Janeiro deste ano pois após uma crise muito aguda de dores (Fiquei internado durante 8 dias para analgesia) e após avaliação médica a indicação foi realmente cirúrgica. O meu problema é bastante antigo mais de 15 anos e nesta época, sai carregado da quadra de tênis direto para o hospital e nunca mais voltei a jogar. Voltando à cirurgia, não senti nos primeiros dias nada que me fizesse arrepender do procedimento e logo no dia seguinte já caminhava pelo corredor do hospital praticamente sem dores. Passados os primeiros 20 dias a recuperação me suspreendia de forma animadora e muito embora minha esposa me alertasse acabei abusando um pouco (Caminhada excessiva), não me preservando como eu acredito que deveria fazer. Antes de finalizar o primeiro mês de cirurgia comecei a sentir encomodo principalmente no Glúteo e coxa esquerda e também Parestesia entre a Panturilha e o Pé esquerda .Retornando ao médico e fazendo tomografia e Ressonância verificou-se que a Cage em L5 deslizou aproximadamente 4mm e está “Pinçando” a raiz do nervo. Estou aguardando orientações do médico, mas possívelmente terei que reabrir a cirurgia para reposicionar a “Cage”A lição aprendida é de que esta cirurgia não é simples e demanda muito cuidado. Tenho muita esperança de que reposicionado o disco os sintomas desagradáveis desapareçam para que eu possa ter uma boa qualidade de vida.

  36. Olá a todos! fica aqui meu relato e gostaria se alguém pudesse dizer algo como entendimento da situação.
    Em agosto de 2015 tive que passar por uma cirurgia hérnia de disco pois cheguei ao limite extremo perdi completamente meus movimentos de pé esquerdo pois era uns desses malucos que ama correr (corrida de rua) mas nada profissional mas treinava de três a cinco vezes por semana um vicio maravilhoso quem prática me entende enfim eu sentia muitas dores no quadril quando fazia treinos longos acima de 15km ,pois em conversa com companheiros e corredores tbm sempre me aconselhavam a procurar um osteopata até que em tal de agosto saí de férias e resolvi fazer uma consulta com um osteopata bom adiantando o assunto fiz todos os movimentos e torções que o osteopata acredito costuma fazer enfim falei tudo a ele o que sentia e ele foi ajustando meu corpo me torcendo e estralando todo o corpo, assim concretizado todo o processo me liberou dizendo que eu estava bem retraído nas partes de nervos pernas até diferenças de tamanho uma perna da outra, bom sai de lá vim embora para casa quando desci do carro assim chego em casa e estacionado o carro na garagem simplesmente travei minhas costas como fosse aquela dor de nervo ciático como todos que sofrem de coluna sabe e travei de uma forma que para chegar ao elevador e subir até minha residencia praticamente a arrasto travado a ponto de perder toda a potencia de andar minha esposa que teve que me conduzir até a cama algo assustador para mim imagine no primeiro dia de férias com viagem marcada passagens de avião tudo organizado.
    Bom tomei relaxante muscular receitado pelo Osteopata que não é médico saiba todos e simplesmente não consegui dormir a noite toda de tanta dor e a dor foi atingindo a perna esquerda e descendo no decorrer do dia seguinte para panturrilha e uma dor completamente insuportável de chegar ao ponto de desabar em desespero por uma dor intensa não conseguia deitar pois se deitava parecia descer mais a dor, enifm fui parar ao hospital ai com vários remédios na veia foi amenizando e fui liberado para casa passando umas quatro horas começa aquela loucura de novo mas desceu para o pé (peito de pé) e fui perdendo toda a força do pé até perder todo o movimento do pé completamente sem movimento algum sem mexer como se estivesse perdido meus movimentos gerais dele e dores intensas de dar desespero enfim até descobrir indo em médicos plantonistas me encaminhando para vascular pois achavam ter dado problemas vasculares enfim fiz exames e um médico Dr Mauricio fantástico médico muito competente e dedicado ao caso pois isso é difícil pois somos tratados como um nada nessas horas de desespero,bom ai ele falou vc está com um problema na coluna procure urgente um especialista de coluna na mesma hora fomos ao especialista me direcionou para fazer raio x e ressonância urgente até então não tinha mais minha perna esquerda ativa o pé não o sentia mais nada perdido o movimento completamente com urgência me encaminhou para liberação de internamento para fazer cirurgia pois minha hérnia tinha rompido e começou a pressionar a medula, bom para complementar fui a cirurgia fizeram raspagem do excesso não precisou colocar pino nada disso sai no dia seguinte do hospital para casa mas sem sentir meu pé nada nada sem movimentar nada bom para encurtar fiquei dois meses em casa sem poder andar muito somente de repouso andando com bengala e a posição do médico era, o principal conseguimos tirar que é a dor pense vcs nisso (tiramos a dor que era o principal) agora é esperar o comportamento e desenvoltura de seu organismo (loucura né eu corredor com uma vida ativa com 43 anos em uma semana perder meus movimentos e sem saber qual seria minha reação futura).
    Bom para finalizar após o terceiro mês foi voltando o movimento do pé em pequenos estágios e a cada dia melhorando até hj conseguir andar mas com alguns limites que é essa minha dúvida e estou relatando a vcs hj tenho limites no andar o movimento do pé ficou limitado sinto formigamento e no andar não tem o movimento completo, agora se alguém puder me dizer se passou por essa situação e como se comporta hj se houve melhora ou não se ficou limitado com dores e formigamento constante,sei que não faz um ano ainda mas a vontade de voltar a vida normal de exercícios de sentir aquela endorfina que a corrida proporciona sinto falta.
    Será possível voltar ao normal e poder ter uma vida de corredor???
    A quem ler fica aqui meu agradecimento e gostaria de esclarecimento sobre esse assunto.

  37. Boa noite
    Fiz artrodese na coluna lombar há 1 ano e 3 meses, uma cirurgia que durou 9h, fiquei 3 dias no UTI pois tive hemorragia e meus rins quis parar. Tenho hj 8 pinos, desde que acordei da cirurgia não sentia a perna e pé esquerdo, andava me arrastando com andador ou na cadeira, após muitas fisioterapias aprendi a andar com ajuda de muletas, mas tenho dores neuropaticas que é horrível no pé, pois é completamente abonado, não mecho os dedos e não consigo por chinelos e nem sapatos sozinha e tenho o pé caído . As vezes sonho que estou andando de salto alto, acordo e sinto uma tristeza. Não tenho dores mais na coluna, porém estou lutando e não perco a fé de que um dia o nervo que foi lesionado por ter que ser raspado e separado dos outros; pois tinha fibrose junto vai sarar em nome de Jesus. Se alguém teve ou está passando por isso gostaria de ler depoimentos.

  38. @Ana Dalva
    Ana boa noite!
    Minha mãe esta com hérnias comprometidas, 4 na lombar. Há mais de um ano têm tentado reverter o quadro de dores enfrentando atividades de fortalecimento muscular e interação medicamentosa. Mas, infelizmente as dores tem evoluído e a perna direita começou a adormecer. O médico dela, ortopedista, por último tentou aplicações, mas nada!
    Fui informado que o Dr Carlos Roberto Drummond realiza o procedimento minimamente invasivo por meio de cirurgia vídeo dirigida.
    Sei que a sua cirurgia já foi realizada algum tempo, mas gostaria de saber se houve melhora significativa e se as dores passaram, diminuíram e como está o processo de atividades de fortalecimento pós cirurgia.

    Obrigado!

  39. Olá, fiz artrodese da coluna lombar l4,l5,s1 a um ano e meio pois tinha muitas dores nas costas mas principalmente na perna esquerda, o pós operatório não e facil mas a gente sobrevive, ainda tenho dores fortes quando abaixo ou pego peso eu to feliz com a cirurgia mas o tempo que o médico me disse que seria a recuperação de 5 meseskkkkkk com um ano poderia trabalhar kkkk cai nessa não demora muito e vai de pessoa pra pessoa um amigo meu ja faz dois anos e meio de recuperação e ainda tem dores então ore pra Deus te dar forças e vai em frene.
    Mas vale a penas dependendo da frequência das crises que vc tem, por exemplo crises de cada 4 a 6 meses e formigamento na perma melhor e fisioterapia agora se vc tem crises semanais ai é outra história, mas que Deus abençoe todos o guerreiros que encaram essa empreitada boa sorte pra mim e pra todos no mais obrigado.

  40. @Iza
    Querida bom dia.

    Vi seu relato simples num blog. POde me dizer que procedimento é esse de descompressão. Quantas você fez e onde você fez?
    Como está você agora.
    Lhe agradeço muito, pois assim como você, tenho hernia de disco há 1 anos e fujo de cirurgia mas parece que terei que operar e estou procurando outros meios antes de operar.

    Abraços e agradeço muito seu retorno

    Sora – email donnasora@gmail.com

  41. @Alessandra
    Alexandra boa tarde

    Pode me ajudar me dizendo onde fez seus procedimento da coluna e quem te operou. Estou na eminencia de fazer uma cirurgia da coluna e te peço que me ajude a ter mais conhecimento e referencias medicas pois não é fácil; como sabe.

    Grande abraço

    Sora – donnasora@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email