Dica: Alterando o número de série do volume de sua unidade de disco!


Tempo de leitura: 2 minutos

Olá caros amigos e leitores!

“Quem nunca”? É a pergunta que se faz sempre que alguma coisa “estranha ou diferente” aparece ou sempre que alguém faz algo como isso…

E quando se fala de coisas loucas ou diferentes no PC a questão fica mais interessante ainda! Nesse vídeo falo de como alterar o “Volume ID” (Ou número de série do volume), como queiram. Para alterar o nome de volume, desde os tempos do velho DOS a gente usava o comando “label unidade:”; Mas o “número de série do volume”, era bem mais complicado. Ele é gerado quando da formatação e é baseado em uma série de fatores, como por exemplo número de vezes que a unidade foi formatada, ano, mês, dia, hora, minuto, segundo e centésimo em que houve a referida formatação.

Isso significa que a cada formatação esse “número de série” irá mudar. Mas existem algumas situações em que você não vai querer que ele mude: Uma delas por exemplo é se você tem a licença de algum programa que, além de outras características sobre o dispositivo use o número de série da formatação (Do volume) para verificar se você tem licença para usá-lo: Mesmo que você esteja no mesmo dispositivo, bastou ter formatado para perder o acesso.

Acrescento que não estou querendo com isso incentivar a pirataria, até por que hoje em dia a licença de um programa é verificada baseada em diversos outros critérios que não só o número de série, e também por que um dos artigos que referencio no próprio vídeo e aqui também está no site da própria microsoft.

Outra razão para alterar o número de série é se você gosta de ter um
número fixo à cada volume, como eu mesmo faço. Então seu problema está resolvido!

Veja o vídeo abaixo e saiba como fazer essa alteração tão pouco documentada, finalmente:

E, pra terminar, alguns links interessantes:

1) Link que inspirou o artigo e o vídeo aqui!

2) Volume serial namber changer (O programa propriamente dito): aqui!

3) Artigo (No site da microsoft) falando sobre o volumeid – Outro programa que faz essa alteração, nesse link aqui!

4)O programa VolumeID aqui!

O programa volumeid pode ser descompactado em qualquer pasta, e, estando na pasta, para usar basta digitar o comando de acordo com sua plataforma (volumeid se 32 bits ou Volumeid64 se 64), seguido da letra da unidade, e do respectivo número que você quer atribuir. Por exemplo:

volumeid64 g: abcd-1234

Como digo, mais fácil que isso, só 2 disso! Abração e espero que tenham gostado da dica, do vídeo, e aguardem: Em breve tem mais e muito mais!

Fernando

Alterando número de série do volume do HD
Please follow and like us:
Pin Share
,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email