Acessibilidade: Sistemas e programas disponíveis

Tempo de leitura: 7 minutos

Visualizações: 21

Blog Voluntário

Oi, turma!

Pois é… Como vocês puderam ver, estou há vários dias longe dessa coisa aqui. Motivo? Não é falta de coisas para publicar; é preguiça mesmo… Coisas para publicar até tem, e de sobra…

E, já que tem, aproveitando a deixa do projeto Blog Voluntário, venho aqui falar de uma coisa que, na minha opinião, é importante não só para as pessoas com deficiência visual, mas também para escolas, empresas etc. Motivo? Para colocar um cego diante de um computador em uma escola ou até mesmo em uma empresa, é preciso primeiro fazer o computador “falar”.

Devo dizer que reconheço que, até algum tempo atrás, fazer “a coisa toda produzir barulho” era algo muito caro, mas hoje em dia existem ferramentas ótimas e gratuitas para isso.

Sou obrigado a lembrar que, devido aos altos custos, infelizmente a maioria das empresas preferia preencher suas vagas obrigatoriamente destinadas a pessoas com deficiência com pessoas que tivessem outros tipos de deficiência, devido aos custos envolvidos em colocar um “DV” para trabalhar nelas.

Mas chega de baboseiras e vamos ao que realmente interessa?


DOSVOX

Pode-se dizer que o DOSVOX foi o primeiro sistema para pessoas com deficiência visual produzido no Brasil. Além disso, seu sistema de fala foi o primeiro produzido no país a falar em língua portuguesa.

Tudo começou em 1993, quando o professor José Antonio Borges, ao ministrar um curso de computação gráfica, encontrou um aluno cego em sua sala de aula. E agora? Como um cego poderia acompanhar o curso?

Pois bem… Marcelo fez a parte teórica e, quanto à parte prática, digamos que participou da criação do primeiro sistema que fez o computador “falar” no Brasil.

Quer saber mais sobre isso? Visite este link:

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/historico.htm

Na minha opinião de “dosvoxiador coruja”, o DOSVOX é o sistema que mais se adapta a um cego e que mais “o compreende”, se é que vocês me entendem, até hoje.

Eu mesmo, depois de quase doze anos mexendo com informática, quando a coisa aperta, ainda dou um Ctrl+Alt+D e apelo para o meu bom e velho DOSVOX… Ele sempre ajuda!

Você pode encontrar textos técnicos sobre o sistema neste link.

Manuais sobre como utilizar o sistema podem ser encontrados aqui.

E, para completar, vamos ver como fazer o download da coisa. Basta entrar nesta página ou, se você quiser um link direto, pode usar um dos endereços abaixo:

E, claro, para quem ainda não se cansou de obter informações e quer mais, existem duas listas de discussão das quais você pode participar, para começar:

Voxtec

A lista Voxtec é usada por aqueles que querem trocar informações técnicas sobre o sistema, além de acompanhar as atualizações, os novos programas, enfim, as modificações constantes que estão sendo feitas no sistema.

DOSVOX-L

Na lista DOSVOX-L, além de falarmos de DOSVOX, falamos “tudo de tudo”, inclusive sobre outros sistemas, trabalho, troca de materiais… E um monte de baboseira, como não poderia deixar de ser…

E, é claro, se você ainda não está satisfeito com essa montaíada toda de informação e eu puder ajudar, pode entrar em contato comigo por meio do formulário de contato. Ajudarei no que puder.

Bom, sobre o DOSVOX, inicialmente era isso. Se tiver mais alguma coisa para falar, faço isso nos comentários ou, talvez, em outro post.


NVDA

Vocês se lembram de um post do ano passado chamado Brincando de Windows falante?

Pois… Se não se lembram, é bom relembrar, mas depois voltem aqui, porque a versão que está lá já é “pra lá de véia”, eeeee…

O NVDA foi criado a partir de uma “revorta interior” de algumas pessoas que achavam absurdos os preços dos softwares para cegos e quiseram fazer alguma coisa decente e gratuita.

O NVDA é baseado no sistema de acessibilidade do Windows, o MSAA, e também em algumas outras rotinas. Consegue oferecer uma ótima acessibilidade no Windows e também um acesso satisfatório ao Word, Excel etc. É, na minha opinião, em conjunto com o DOSVOX, uma “ferramenta obrigatória” para quem é cego e quer usar o Windows.

É claro que também existem ferramentas ótimas, como o JAWS e o Virtual Vision, mas “cada uma tem seu preço”. O Virtual Vision, por exemplo, pode ser obtido gratuitamente por pessoas físicas por meio do Bradesco.

Mas, voltando ao NVDA, ele é um dos sistemas que oferecem acessibilidade desde a instalação. Ou seja: quando a instalação é iniciada, ele já está falando.

Existe também uma versão portátil, que pode ser usada, por exemplo, em um pen drive, caso não haja nenhum software de acessibilidade instalado no computador que estivermos utilizando.

Junto com o programa, durante a primeira instalação, já encontramos um guia rápido de utilização, que é sempre bom ler.

Bom, mas vamos aos endereços, que é o que importa:

Página oficial do projeto:

www.nvda-project.org

Versão 0.5 — já um pouco obsoleta

Versão 0.6 — pré-lançamento

Snapshots

E, para os loucos que, como eu, gostam de experimentar e colocar versões “ainda não oficiais” em seus PCs, aí vai o link para baixar as “novas do dia” do NVDA:

http://www.nvda-project.org/snapshots/

Inicialmente, é isso. Não se esqueçam de pedir mais informações nos comentários, se quiserem. Dentro do possível, estou à disposição para ajudar.


Linux e os cegos

Pois é… E agora entramos em um mundo complicado, o do Linux. Se até mesmo quem enxerga às vezes é relutante em migrar para o Linux, imaginem os cegos até aproximadamente um ano atrás?

A dificuldade era grande, mesmo nas poucas versões, como Linvox e Oralux, que já eram preparadas para funcionar com softwares de voz.

Felizmente, essa realidade está mudando rapidamente. E digo “felizmente” por dois motivos:

  1. Finalmente, os cegos têm um sistema decente que oferece acessibilidade tanto no ambiente gráfico quanto no modo de linha de comando, com tudo já instalado ou, pelo menos, extremamente fácil de instalar.
  2. A maioria dos órgãos públicos no Brasil está adotando o Linux devido aos baixos custos.

Existia uma distribuição Linux baseada no Debian que já vinha com softwares como YASR, Emacspeak e outros programas “fazedores de barulho” instalados e prontos para usar. Essa versão era um pouco limitada, mas já era um ótimo começo. Apareceu, se não me engano, por volta de 2005, mas foi descontinuada.

O site do projeto ainda existe e fala sobre algumas alternativas de acessibilidade para os cegos. Quem quiser visitá-lo, o endereço é:

www.oralux.org

Mas vamos falar agora sobre duas distribuições que funcionam bem e são ótimas alternativas para quem deseja ter um “Linux que fala”:

Linvox

Imaginem como ficou a cegaíada toda quando o governo tomou a decisão de adotar o Linux para tudo, por causa daquela questão dos custos que mencionei no início dessa parte.

O pessoal do NCE — a mesma turma que fez o DOSVOX; eles sempre chegaram primeiro, eeeee… — resolveu correr atrás de uma alternativa para resolver pelo menos parte do problema.

Assim, criaram o Linvox, uma distribuição baseada no Kurumin Linux, com o Wine instalado e o DOSVOX funcionando por meio dele. O sistema também possuía o inetd instalado, permitindo a utilização dos comandos do shell por Telnet, com retorno de voz.

Beleza! Na época, foi uma solução muito boa, e há gente que ainda hoje utiliza o sistema.

Quem quiser saber um pouco mais sobre esse projeto ou até mesmo fazer o download da imagem ISO do sistema pode acessar:

http://intervox.nce.ufrj.br/linvox

Ubuntu

Não sei direito quando essa distribuição apareceu. Quem souber, fale para mim — ou melhor, para mim e para todos os leitores — aqui nos comentários.

O que importa é quando ela começou a ser realmente acessível: no início de 2007. É claro que, para fazer o bicho falar em português, era necessário fazer uma gambiarra do tamanho do mundo, mas a coisa falava e dava para usar.

Começou a ficar legal mesmo em abril, com a versão 7.04, que já vinha com suporte de fala em vários idiomas, inclusive em português.

Isso realmente é algo que temos de comemorar, porque é o primeiro sistema que, desde a instalação, é completamente acessível. Ou seja: para um cego instalá-lo, não é necessária nem mesmo a ajuda de alguém que enxergue.

Atualmente, está na versão 8.04, lançada ontem, a qual, inclusive, pode ser instalada sem carregar o ambiente gráfico, e o sistema de fala já começa a falar desde o início.

Mas, enfim, vamos aos links, que é o que importa:

Página oficial do Ubuntu: www.ubuntu.com

Página do Ubuntu no Brasil: www.ubuntubrasil.org

Link direto para baixar a versão 8.04: http://releases.ubuntu.com/releases/8.04/ubuntu-8.04-desktop-i386.iso


Informações extras

Muito bem… Agora não adianta apenas saber onde encontrar o brinquedo sem saber o que fazer com ele. Portanto, aí vão alguns links com informações e, depois, acrescento mais algumas.

Apostila de utilização do Ubuntu, feita pelo Tiago Melo Casal, que contém ótimas informações para quem está começando na coisa:

http://intervox.nce.ufrj.br/~tcasal/AILUC.htm

Site com ótimas informações para todos os níveis — iniciante, intermediário e avançado:

www.linuxacessivel.org

Muito bem… Agora chega de links. Só para terminar, mais algumas informações: em breve, trarei para cá um guia completo sobre a instalação do Ubuntu, bem como alguns “extras” sobre sua utilização.

Mas, para quem possa se interessar, aí vai a dica de como instalar o DOSVOX no Ubuntu:

Primeiramente, baixamos o programa. Para isso, vamos abrir o GNOME Terminal. Pressione Alt+F2 para abrir a janela de execução e digite:

gnome-terminal

Pronto! O GNOME Terminal será aberto. Para fazer o download do DOSVOX, digite o seguinte comando:

wget http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/programas/dv35-setup.exe

Detalhe: é interessante fazer isso a partir da pasta do seu usuário.

Depois, vamos instalar o Wine. O sistema solicitará a senha administrativa:

sudo apt-get install wine

Depois de tudo baixado, instalado, acomodado e tudo o mais, vamos finalmente instalar o DOSVOX:

wine dv35-setup.exe

É interessante ter um “olho” por perto, porque o sistema de fala do Linux não lê as telas do Wine.

Esse procedimento instalará o DOSVOX na pasta do seu usuário. Depois que a instalação for iniciada, basta pressionar Enter duas vezes para que a coisa comece. Após algum tempo, quando tudo parar, pressione Alt+F4, depois “n” e, em seguida, Enter.

O DOSVOX provavelmente já estará falando.

E, naturalmente, os “dosvoxiadores” também vão querer usar o shell do Linux pelo TelnetVox. Então, aí vai:

No GNOME Terminal, digite:

sudo apt-get install openbsd-inetd telnetd

Pronto! O servidor Telnet está instalado. Precisamos apenas reiniciá-lo, o que pode ser feito com o comando:

sudo /etc/init.d/inetd restart

Mais pronto ainda! Agora basta executar o DOSVOX, entrar no TelnetVox e, quando ele pedir o endereço, digitar:

localhost

Sugiro o modo verborrágico para a leitura: responda “n” para manter os valores padrão e, no modo de fala, escolha “v”.

E pronto: você tem um Linux falando, com o DOSVOX devidamente instalado.

Amanhã, trago aqui um passo a passo de como instalar o Ubuntu no computador, para animar todo mundo — cegos e não cegos — a migrar para o Linux!

Era isso e, por enquanto, vou ficando por aqui…

Abração e aguardo os comentários!

Fernando

Please follow and like us:
Pin Share

Comentários

4 respostas a “Acessibilidade: Sistemas e programas disponíveis”

  1. Avatar de Diniz!

    Agora me animei a começar a usar o linux! Não parece nada difícil!
    Já ganhei um CD do Ubuntu há algum tempo, de um certo alguém que mantém esse blog… Mas acho que vou baixar a versão 8.04…

    E depois eu venho aqui contar o resultado das minhas peripécias!

    Parabéns pelo artigo, Fernando, ficou excelente!

    E obrigadão pela ajuda com o meu blog!

  2. Avatar de fernando

    Ooi seu coisa!!

    Legal que vc se animou a instalar o brinquedo… To fazendo um artigo sobre a instalação dele, largo hoje a noite… Mas é bem facinho… e.. nada como o linux! Recomendo mesmo baixar o 8.04, aquele que eu te dei já é “véio”,eeee.. Baixa o 8 e.. Ou espera o artigo q vou escrivinhar ou me liga…

    Abração e quero ver algo la no teu blog!

    Fernando

  3. VINÃ?CIOS

    OPA GOSTEI BASTANTE SOU DV TAMBEM MAIS SÓ PARCEAL E TO DOIDÃO PRA BRINCAR UM POUCO COM O LINUX, MAS….
    EU TENHO UM DVD DO FEDORA 9 GNOME.
    E EU QUERIA SABER SE TEM PROGRAMA Q FALA NELE, SEJA INSTALADO PRONTO PRA USAR OU TEREI Q BAIXAR UM PACOTE.
    QUEM PUDER ME AJUDAR AÃ? AGRADESSO MUINTO O IMAL É.
    VINICIOS_29@YAHOO.COM.BR
    VALEU MESMO.
    AH! ADOREI O ARTIGO

  4. Avatar de Maurício
    Maurício

    Olá pessoal, preciso de uma ajuda!
    baixei a voz Raquel para o jaws, porém ´não sei como instalar!
    será que alguém ai poderia me ajudar?
    abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *