Acessibilidade em instrumentos musicais: Uma novidade interessante!


Tempo de leitura: 3 minutos

Oi turma!!!

Tudo bem?

Pois, aqui tudo ótimo! De volta nessa coisa aqui para divulgar algumas coisas importantes:

Vocês lembram desse post aqui sobre acessibilidade em instrumentos musicais?

Vai fazer 10 anos que postei isso dia 20/03, e, em 10 anos… Muita coisa poderia ter sido feita, e muito pouco aconteceu. Contudo, desde fim da década de 90 os cegos vem enfrentando um problema cada vez maior: O aumento de instrumentos e equipamentos que, ao invés de ter botões, tem tela touch… Pra quem enxerga “é uma maravilha”, afinal está tudo juntinho, bonitinho e prático. Já pra quem não enxerga é um desastre por que “A gente fica duas vezes cego: Do tato e dos olhos”!

A questão é que acessibilizar esse tipo de equipamento não só também é possível como fácil, “basta apenas querer”. A prova disso está nos celulares, tanto android quanto IOS, que já fizeram isso desde quase o princípio e inclusive criaram sistemas pra que se possa, com acessibilidade, navegar na tela por gestos e mesmo não sabendo o local de um app, procurar por ele; Mesmo acidentalmente tocando em um ítem, não ativar ele.

Mas… E os teclados e outros instrumentos/equipamentos? Estão, como sempre, atrasados! Hoje em dia tem processamento e memória para isso de sobra, mas pouco se fez.

Contudo, no vídeo que trago abaixo demonstro um dos 3 teclados Yamaha que trazem uma novidade que, não é uma solução, mas é, sem dúvida, um primeiro passo: O “Voice Guide”, um sistema de assistência por voz para deficientes visuais com mensagens pré-gravadas que “tocam” quando o conteúdo equivalente da tela é selecionado. Isso torna possível selecionar um estilo ou timbre que não esteja nos bancos de memória com autonomia, por exemplo. Outras características interessantes são as seguintes:
1) A voz não sai nas caixas de som (No caso de estar em uma apresentação por exemplo, só o usuário e quem estiver muito perto vai ouvir).
2) Esse teclado tem uma tela touch, o que poderia ser um problemão, mas existe um modo de “reconhecimento da tela” no voice guide (Demonstro no vídeo) que dá pro usuário cego conhecer a tela e localizar o botão que precisa antes de “ativar” ele. O único problema disso são os modos de acessar esse “preview” da tela: Através do pedal esquerdo (Eu p/ex.: uso o pedal esquerdo para controlar ritmos, seja no break ou end), ou com o botão direct access (Justamente o botão que nos facilita muitas das tarefas criando acesso direto para algumas telas). Isso é uma falha grave por que existe uma porção de botões menos importantes que poderiam ser usados para alocar o “controle do voice guide”, ao invés dessas duas opções que são muito usadas e muito importantes.

De qualquer forma não podemos negar que a Yamaha deu o primeiro passo e espero que futuramente continue dando outros, e, claro, que as outras fabricantes (Principalmente as mais conhecidas como Korg, Roland e Casio), sigam o exemplo ou até melhor.

O Voice Guide não é um leitor de telas e sim um sistema que através de mensagens gravadas equivalentes ao que aparece no display consegue “falar” o conteúdo na tela. Isso gera alguns problemas principalmente nas telas interativas, como demonstro no vídeo, mas, mais uma vez, repito que é já um “primeiro passo”.

Seria bom que a Yamaha levasse essa iniciativa (via firmware upgrade) para teclados como o SX600 e os da linha 70/75. Neles um Voice Guide seria bem útil também e imagino que não seja difícil de implementar.

Acrescento que um “verdadeiro leitor de telas” ao invés de um guia de voz seria sim muito mais interessante e que é perfeitamente possível (Como comentei no início do post sobre os celulares).

Estou fazendo um outro vídeo (Conteúdo para outro post) mostrando justamente a diferença entre um guia de voz (Com mensagens pré-gravadas) e um verdadeiro leitor de telas e comentando (E mostrando) por que um leitor de telas é algo muito mais eficiente. Mas o passo inicial está dado, só espero que seja o primeiro de muitos e não o único, e parabéns para a Yamaha por ter sido ela a dar.

Vamos, finalmente, parar de falação. Você pode assistir o vídeo aqui!

Esse vídeo foi gravado na loja Palácio da Música, em Novo Hamburgo, RS, e nele eu demonstro o guia de voz e algumas “dificuldades” justamente geradas por ele ser um guia de voz e não propriamente um leitor de telas e por não haver certos gestos personalizados para “procurar” elementos na tela (Como há por exemplo as opções de varredura nos celulares Android e IOS).

De qualquer forma, espero que gostem!

Abração e até mais!!!

Fernando

Please follow and like us:
Pin Share

Uma resposta para “Acessibilidade em instrumentos musicais: Uma novidade interessante!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email