Outros sistemas de acessibilidade


Tempo de leitura: 2 minutos

Outros sistemas com acessibilidade

Aqui você encontra links para outros sistemas que proporcionam acessibilidade ao deficiente visual, tanto para o computador, quanto para equipamentos como iphone e celular.

Apple

A Apple já vem a algum tempo desenvolvendo acessibilidade dentro de seus próprios sistemas, o que significa que comprando um equipamento apple, podemos ter acessibilidade, e sem precizar grandes instalações ou licenças financeiramente proibitivas. Se você deseja obter algum equipamento apple, sugerimos primeiramente visitar o seguinte site:
http://www.acessibilidadeapple.com.

Voltar ào topo

Sistema operacional linux

Para os que desejam ser usuários do sistema linux, já desde muitos anos existiam sistemas que propiciavam a acessibilidade em ambiente texto, possibilitando, inclusive, navegar na internet usando navegadores de texto, como o programa lynx, por exemplo.

Contudo, a alguns anos já se vem investindo para possibilitar, a usuários deficientes visuais, acessibilidade através do sistema gnome. O pioneiro nessa tarefa foi o Ubuntu linux, que trouxe um sistema com acessibilidade integrada, contendo já instalados e sem necessidade de grandes configurações extras, seu próprio leitor de telas e seu ampliador (Para visão subnormal).

Posteriormente, através de um projeto brasileiro, surgiu uma variante do ubuntu chamada “linux acessível”, que, além de vir com os sistemas já instalados e configurados, conta com seu próprio repositório de atualizações, bem como alguns programas específicos e configurações para facilitar diversas tarefas. Outras distros do linux também propiciam acessibilidade, como o solaris e o próprio debian, bem como é possível instalar alguns softwares como yasr, orca e outros, também em outras distros. Aqui, recomendaremos apenas os links relativos ao ubuntu e ao linux acessível.

Links

Voltar ào topo

Talks

O talks é um leitor de telas para celular que torna possível aos deficientes visuais a navegação na maioria dos menus, bem como a leitura de mensagens, acesso à agenda de contatos e muito mais. Ele pode ser adquirido, como o Virtual Vision, através do banco Bradesco, se o usuário em questão tiver uma conta lá, ou através do site da tiflotecnia, no seguinte link:
www.tiflotecnia.com.br

Voltar ào topo

RSS
Follow by Email