Home » Dia-a-dia e mais um pouco » Divulgue, não ganhe, e se incomode incomodando!
jun
08
Tempo de leitura: 5 minutos

Oi turma!!!

Tudo bem?

Pois.. Comigo tudo…

Seguinte: Vocês por acaso já receberam algum SPAM do tipo “divulgue e
ganhe”, “procura-se funcionários”, “Dinheiro fácil e rápido”, ETC, ETC?
Pois eu já, e quase entrei nessa furada, e agora venho aqui pra
denunciar essa palhaçada. Geralmente, a maioria das pessoas,
quando acontece esse tipo de coisa, até por vergonha, se “esconde” e não
fala mais no assunto… Eu, contudo, senti-me na obrigação de falar, até
por que sei que muitos, como eu, já entraram, estão, ou um dia entrarão
nesse tipo de coisa, e reconheço que é bem desagradável ser enganado;
Mais desagradável ainda, é assumir que foi enganado; Mas mesmo assim,
temos que engolir o orgulho e avisar, por mais duro que seja, pra evitar
que outros caiam nesse tipo de coisa, como eu quase caí..

Digo quase, por que não cheguei a “pagar”, pela primeira vez não apostei
demais em algo sem ver o retorno primeiro, pra me decepcionar depois. E,
como não vi o retorno, não paguei, claro, até por que não “assinei”
contrato nenhum e ninguém pode, portanto, me cobrar nada..

Seguinte: Vocês já ouviram falar em marketing de rede? Pois.. Desde 94,
quando eu tinha 14 anos, ouço falar nesse cara esquisito.. Explicando
brevemente, esse cara esquisito funciona assim: Agente vira
revendedor de um produto, de uma empresa qualquer;
Daí, agente revende o produto e ganha uma percentagem sob o valor dele.
Se agente “eleger” representantes pra que eles também vendam
com nós, agente ganha comissão sob o produto que eles venderem.. E,
dependendo do tipo de marketing, agente ganhará até 6 níveis de
“representantes e representantes do representante, etc, etc”… Um
negócio excelente, né? E dá um dinheirão que… É uma loucura! :)

Bom, vamos então explicar a coisa: Se eu ganho um percentual que pode
variar de 15 a 35% de um produto que vendi, pra também ganhar, mais ou
menos, de 3 a 5% sobre a comissão de outro que vendeu pra mim, e do
outro que vendeu pro outro que vendeu pra mim… ETC… Vocês conseguem,
por acaso, imaginar o “valor real” do produto, pra começar, e o quanto
os caras que fazem isso estão ganhando de comissão?? Pois.. Eu
consegui, e digo que é grande…

Mas isso não é o suficiente não, olhem, por exemplo, as promessas, ouso
até fazer um cálculo básico aqui:

Vamos supor que o nosso produto custa R$100.00; Nossa comissão, será de
20%, e a comissão que ganharemos a partir dos nossos “representantes” um
nível mais baixo que nós, será de 5%.. Vamos lá então:

Supondo que tenhamos vendido nosso produto pra 10 pessoas, e, que essas
10 pessoas, milagrosamente e por alguma razão esquisita no meio de toda
essa crise, também tenham conseguido vender nosso produto pra
mais 10 pessoas cada uma.. Vamos ao cálculo milagroso então,
calculadoras e cabeças “em mão”:

Nosso ganho original:
100*10=1000*20%=200.

Em fim.. Milagrosamente, ganhamos 200 reais! Vamos então continuar com
os “ganhos milagrosos”, continuo o cálculo aqui baseado no “nosso
ganho”, sob a comição dos nossos “representantes”, se cada um vendeu 10
também, totaliza 100.. então:

100*100*5%=500…

Ou seja: Com esse esforço todo, ganhamos apenas 700 reais no total.. E
aí vão duas perguntas, por que não sou exatamente um entendido de
marketing de rede e nem tenho mais o interesse de tentar entender…

1) Onde conseguiríamos vender tudo isso, na crise de hoje em dia? E,
falando nisso, quem iria querer comprar nosso produto se existem outros,
equivalentes, por preços bem mais baixos ou até as vezes de graça? Na
crise de hoje em dia…

2) De onde sai a “comissão sob comissão”? Por que se sai dos 20% do
nosso “vendedor um nível abaixo”, dizer que ele ganha 20% líquido é uma
falácia! E, se ganha, tem mais 5% ocultos aí, que os coitados que ainda
se dão ao trabalho de comprar a droga do produto, pagam e não tão
sabendo…? E.. Tem que ter mais comissão oculta aí, que agente nunca
vai saber, até por que.. A empresa também não trabalha de graça,
né? E o pior é que o valor deve ser graaaande…

Mas em fim, voltando ao centro do assunto, e que me levou a escrever
isso… Como dice, dessa vez não foi como sempre, que eu apostei
demais.. Dessa vez eu nem cheguei a entrar, digamos assim, até por que
nem paguei, mas escrevo essa coisa, pensando naqueles que pagam..

E na internet, como todos que tão lendo isso acredito que saibam,
existem milhares de promessas bestas como essa, revistas e ebooks
inúteis que agente revende e ganha comissão, produtos que agente anuncia
e a própria empresa se encarrega de enviar e nos mandar a comissão (se
e quando vender), em fim.. Milhares de coisas assim.. E a internet nos
empolga, até por ser um excelente meio de comunicação e de “divulgação
barata”… Basta saír mandando e-mails pra 37658765 pessoas por aí, que
já estaremos fazendo a divulgação…

Mas.. E eu me pergunto: Como conseguiremos divulgar, e o que realmente
ganharemos com isso? E eu mesmo respondo: Teríamos que saír pegando
e-mails de pessoas por aí, e ir mandando SPAM! Ou pegar a lista
telefônica e sair fazendo a divulgação desesperadamente por telefone, (e
depois pagar o estrago na conta), ou ficar encomodando os próprios
amigos, no MSN, e coisa do gênero, pra que eles também entrem na mesma
furada? Acho que nenhuma das 3 opções é exatamente agradável, né? Graças
a Deus, eu só caí na primeira, a de mandar SPAM; Não tava tão
desesperado a ponto de cair na segunda, ou na terceira, mas mesmo
assim… Tenho que fazer minha parte, depois de tudo.. E mais uma
coisinha: Se agente não ganha “dinheiro milagroso”, sabem o que agente
pode ganhar? Respondo por mim mesmo, no caso da internet.. No caso dos
que fazem a divulgação por telefone pode ser pior, mas falo aqui,
inicialmente, só da internet:

1) Ser posto em moderação (e quase expulso) numa lista de discussão da
qual agente gosta muito.

2) Receber algumas advertências, e também alguns desaforos por e-mail,
das pessoas que receberam a palhaçada da nossa divulgação..

Portanto, queridos amigos e leitores, dou aqui, duas advertências pra
que vocês não caiam no erro que eu quase caí, e que algumas pessoas, sei
que também já caíram:

1) Primeiramente, pensem que dinheiro, (pra ninguém), vem ou é fácil..
Geralmente agente tem que trabalhar, e duro, pra ganhar algum. Não que
eu não considere o marketing de rede um trabálho.. Pelo contrário:
Aqueles poucos que realmente ganham com esse tipo de coisa, são
justamente aqueles que, pelomenos inicialmente, realmente trabalharam…
E conheço também pessoas sérias de empresas sérias que trabalham com
isso, e ganham, sim, muito bem… Mas é difícil e não é nada
milagroso…

2) Continuando, se realmente pensarem em entrar nesse tipo de coisa,
mesmo depois de tudo isso, peço que dêem uma olhada pela internet;
Existem vários sites de advertência e esclarecimento sobre tudo isso.. É
só procurar, ler e pensar depois..

3) Se ainda assim, quiser arriscar entrar nesse tipo de coisa, sugiro
então que observem a seriedade da empresa, em primeiro lugar..
Empresas que cometem erros elementares como “falta de vírgulas, pontos,
maiúscula em início de frase”, e outros supostos erros de digitação em
seu próprio site, não devem ser levadas a sério. Falando em português, é
interessante também, observar os e-mails de suporte da empresa..

Em fim… Sei que existem milhares e milhares de advertências quanto a
isso espalhadas pela internet.. Mas eu aqui, tive de deixar a minha
também… Leiam e sigam, quem quiser… E passem adiante…

Se bem que o que me desanima, é que as pessoas que as vezes mais seriam
enganadas, e mais precisariam ser alertadas quanto a isso, serão as que
menos, por exemplo, acessarão esse artigo..

Mas em fim.. Mesmo assim, leiam e passem adiante..

Abração, e fico, como sempre, aguardando os coments..

Fernando

Please follow and like us:

8 Responses to “Divulgue, não ganhe, e se incomode incomodando!”

  1. ezequiel
    junho 8th, 2007 at 13:23 | #1

    porisso que não compro nada pela net… ei!! melhor evitar,, ver castão de banco, tirar dnheiro, e… sabené? saia dess meu negocio é ao vivo! tchal pra todos, e… comentem!

  2. Luiz
    junho 8th, 2007 at 21:14 | #2

    o que acontece é que a pirâmide você venda “nada” e o marketing multi nível pela orígem vende alguma coisa como um plano de saúde, um carro, uma moto, agora eles usam o mmn para fingir pois é tudo pirêmide pois não tem nada eles falam que o que oferecem é apoio e suporte alguns na cara de pau falam que mandam e-books, mas tudo isso na net tem de graça, eu já irritei um serviço o sitema de renda digital que é o maior golpe e ainda no site deles falam que não é pirâmide e tentam explicar por que, mas não conseguem, enfim me falaram que não irão mais me responder pois deve existir sim um produto ou serviço final! eu também entrei em contato com alguns só pedindo o endereço ou lista de uma rede credenciada que o “otário” ganha mas não me respondem…

  3. junho 8th, 2007 at 21:46 | #3

    Pois é.. e é sempre o mesmo problema que leva algumas pessoas a entrarem nessa: A falta de conhecimento. Não sei se não
    estamos falando da mesma empresa, mas pergunto uma coisa: Onde fica a seriedade de um suporte técnico que não sabe nem escrever
    direito?

    Nem do “suposto” departamento jurídico os caras ainda não aprenderam as regras elementares da escrita do português…

    Abração..

    Fernando

  4. junho 8th, 2007 at 21:46 | #4

    A propósito.. SPAM é crime, não é? Alguém sabe responder? Por que se é, já começa aí a falha da coisa…

  5. junho 9th, 2007 at 14:44 | #5

    Só comentando uma coisa:
    Estive olhando o site da empresa que vc falou.. Realmente não existe nenhum produto final, e também não sei exatamente diferenciar multinível de pirâmide. Mas.. Pude ver que o site é muito bem feito; Orienta como divulgar e dá informações corretas.. E não tem erros básicos de português, como o sistema que critiquei.
    Portanto, sobre esse sistema, não posso falar nada, apenas falo do que conheço.. O que sei, é que em sistemas de marketing de rede, tem é q trabalhar muito, se um dia quiser ganhar bem, e não adianta ficar fazendo 1000 promeças de ganho fácil e rápido por que é ilusão e se o sujeito não tem jeito pra vendedor, já era, ele só se desiludiu e não deu em nada..

    Abração!

    Fernando

  6. crisao
    janeiro 19th, 2008 at 05:07 | #6

    esse produto se trata de herba life a enganaçao do seculo?

  7. janeiro 19th, 2008 at 09:09 | #7

    Não, eu conheço gente que se deu bem com o erba life, só que teve que se quebrar pra divulgar e tudo o mais… Mas também
    conheço muita gente que entrou, pagou e se ferrou.. Contudo eu falava de outras enganações, umas que surgem pela internet
    por aí..Que tu entra oferecendo um produto inútil, daqueles que agente pode fazer download gratuito em alguns sites até
    ou no emule, e depois vê o tamanho da farsa… Mas as promessas são boas sabe? 15-0 reais por mês ou mais, o outro promete
    18000 reais em apenas 3 meses, em fim… É muito bom. Só que depois que entra… A dessepsão é grande..

    Fui!

    FernandoÑão, eu conheço gente que se deu bem com o erba life, só que teve que se quebrar pra divulgar e tudo o mais… Mas
    também
    conheço muita gente que entrou, pagou e se ferrou.. Contudo eu falava de outras enganações, umas que surgem pela internet

    por aí..Que tu entra oferecendo um produto inútil, daqueles que agente pode fazer download gratuito em alguns sites até

    ou no emule, e depois vê o tamanho da farsa… Mas as promessas são boas sabe?
    1500 reais por mês ou mais, o outro promete
    18000 reais em apenas 3 meses, em fim… É muito bom. Só que depois que entra… A dessepsão é grande..

    Fui!

    Fernando

  8. washington
    agosto 18th, 2011 at 09:40 | #8

    eu não concordo faculdade, dentista, até silvio santos está usando marketing de rede com a jequiti! XD Eis minha opinião, se vc viu uma palestra se agradou fez um investimento e se deu mal só aconteceu que poderia ter acontecido se vc comprasse uma franquia e tivesse falido a diferença é que vc pagou bem menos! E eu conheço bons marketing de rede!

Add reply

RSS
Follow by Email